José Pereira

Considerado como um dos representantes da pintura naif no Estado, José Pereira da Silva (Correntina – BA, 1969) chegou a Mato Grosso aos sete anos de idade. Após 14 anos em Cuiabá, passa a frequentar os ateliês livres da extinta Fundação Cultural e do Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT).  Teve orientação artística dos artistas Nilson Pimenta e Osvaldina dos Santos.

A partir destas vivências participa de várias edições do Salão Jovem Arte, de 1991 a 1995. Integra também algumas edições da Bienal Naif do Brasil, em Piracicaba (SP), bem como vários outros eventos de arte em Limeira e Itapetininga (SP), além de Cuiabá e Chapada dos Guimarães (MT), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e também em Chicago, nos Estados Unidos.

Por influência de Nilson suas obras apresentam elementos da modernidade, sendo inspiradas também pelo trabalho do pintor baiano Carybe. As obras são marcadas ainda pela estética das revistas em quadrinhos e retratam casarios, festas de santos e sua paixão pelo futebol. Sem limitar-se aos elementos concretos, ele dá expressividade às telas ao inserir o elemento humano com cores das cenas urbanas.

Andre Santana

Andre Santana

André Garcia Santana, 30 anos, reside em Cuiabá desde 2012. Estudou jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é, atualmente, assessor de imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *