Praça da República

Uma das mais belas praças de Cuiabá, a Praça da República, encravada no coração da cidade, em frente à Catedral Metropolitana, guarda histórias políticas interessantes. Antigo Largo da Sé, ou Pátio da Matriz, virou Praça bispo dom Carlos Luiz D’Amour.
[blockquote align=”none” author=”BENJAMIM FRANKLIN”]A história do nome é a seguinte: partidários da República liderados por Oscar Addor e seus irmãos, junto com Otávio Pitaluga, quiseram entrar na catedral com a bandeira brasileira durante um evento político-partidário, mas foram impedidos pelo então bispo da época, dom Carlos, que considerava o lema “Ordem e progresso”, na faixa da bandeira como exageradamente “positivista”. Em represália, os republicanos mandaram esculpir uma estátua alusiva à República e trocaram o nome da praça pelo que está até hoje.[/blockquote]
Arborizada e confortável, desta praça se vê um dos vistosos prédios do Centro, como o Palácio da Instrução, o Museu Histórico de Cuiabá, o Correios, além da Catedral Metropolitana Bom Jesus de Cuiabá.

 

Photographia
é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima. As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *