Primeira-dama de MT é homenageada em Primavera do Leste por seu engajamento ao combate à violência doméstica

Nesta quinta-feira (29.08), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhada da secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasi Bugalho, participou da cerimônia de encerramento do Agosto Lilás em Primavera do Leste. O evento foi promovido pela Setasc em parceria com a Secretaria de Ação Social do Município e o Conselho Municipal de Direitos Humanos. Na ocasião, Virginia Mendes foi homenageada pelo conselho municipal.

Durante o evento, foi apresentada a campanha “MT Por Elas”, com os kits de divulgação, uma iniciativa do Programa SER Família Mulher, idealizada pela primeira-dama, com o objetivo de expandir a conscientização sobre os crimes de violência contra a mulher.

Virginia Mendes agradeceu a participação e o engajamento do município no combate à violência doméstica, declarando: “Agradeço a todos vocês pelo empenho. Eu sonho, mas vocês são os responsáveis por fazer acontecer. Meu agradecimento ao prefeito Léo, à primeira-dama Ester, à secretária Grasi e sua equipe, à minha equipe UNAF, à Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Assistência Social e toda a rede.”

Ela compartilhou o caso de uma jovem que a procurou durante um evento do Agosto Lilás em Cuiabá: “Ontem mesmo, uma moça de 24 anos, que conviveu por cinco anos com o ex-marido, infelizmente se tornou vítima. Sem ter ninguém no estado, ela me procurou e eu a ouvi como se fosse minha filha. Ela me mostrou as marcas das agressões e me falou sobre os abusos psicológicos que até então achava normais. Mas, quando foi agredida fisicamente, percebeu que precisava reagir e procurou ajuda, registrando um boletim de ocorrência.”

Virginia Mendes revelou que a jovem permitiu que sua história fosse divulgada nas redes sociais, mesmo com as ameaças que continua a receber. “Esse homem, de 40 anos, empresário e influente, já tem oito boletins de ocorrência contra ele, além de outros registros de outras vítimas, e continua livre, levando uma vida normal”, compartilhou.

A primeira-dama também expressou sua frustração com a falta de efetividade das leis: “Parece que estamos enxugando gelo. Por isso, tomei a iniciativa de divulgar vídeos que mostram como as agressões acontecem. Meu marido até comentou que as imagens estavam muito fortes, mas fui pragmática e disse que era necessário, porque essa é a realidade enfrentada por muitas mulheres.”

Por seu engajamento e dedicação à causa das mulheres vítimas de violência doméstica, Virginia Mendes foi homenageada pela presidente do conselho, Gerlane Ramos, e pela primeira-dama do município, Ester Minosso. “É uma honra receber esta homenagem. Minha responsabilidade aumenta cada vez mais, e a população pode contar comigo. Precisamos de mais homens engajados nesta causa, especialmente em Brasília, para que ajam contra esses crimes. É urgente que se dê um basta nisso”, enfatizou.

O prefeito Léo Bortolin destacou o apoio do Governo do Estado e a influência da primeira-dama: “Muito do sucesso da nossa gestão se deve à parceria com o Governo do Estado, e Virginia Mendes é o esteio dessa proximidade. Essa bandeira contra a violência doméstica ganhou força com o protagonismo dela.”

Léo Bortolin também relembrou como a violência doméstica era tratada no passado: “Era um tema discutido, mas pouco se fazia. Dona Virginia enfrentou o problema de frente, percorrendo o estado e fortalecendo a rede de apoio, porque esse enfrentamento só é possível com a parceria das forças de segurança e da assistência social. Acredito que a semente plantada por ela será um legado.”

A delegada-regional de Primavera do Leste, Ana Maria, elogiou o trabalho da primeira-dama: “O trabalho de Virginia Mendes tem sido realizado com excelência e amor. Agradeço ao Governo pelo foco no combate à violência doméstica, e os projetos idealizados por ela encorajam as mulheres a sair desse ciclo de violência.”

Fonte: Governo MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *