Fogão a gás finalmente chega a Cuiabá

Projetado pelo arquiteto Humberto de Barros Kaulino, em 1939, o prédio que dá para os fundos do Palácio Alencastro abrigou a residência dos governadores. Em foto publicada no livro “Cuiabá Imagens da Cidade”, de Maria Auxiliadora de Freitas, observa-se várias autoridades recebendo a visita de Fernando de Souza Costa, então ministro da Agricultura do governo de Getúlio Vargas, na década de 1940. Um detalhe histórico curioso é que a edificação foi a primeira da cidade a contar com fogão a gás e piscina.

Nas primeiras décadas do século 20, deu-se uma enxurrada de novidades no Brasil. Em 1901, o palácio do governo de São Paulo instalou o primeiro fogão a gás de que se tem notícia. Por outro lado, embora não dê para afirmar categoricamente, mas tudo indica que a primeira piscina em residência privada no País foi construída na Vila Itororó, também na cidade paulista,  em 1922.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.