Quiz do Respeito ajuda identificar situação de violência contra a mulher

O abuso contra a mulher pode ocorrer de muitas formas. Para que as mulheres consigam perceber se vivem em uma relação com a presença de violência física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial, o “Observatório Caliandra”, canal virtual do Ministério Público de Mato Grosso, elaborou o “Quiz do Respeito”. São 18 perguntas com a finalidade de identificar possível situação de violência doméstica e familiar, como também indicar a provável intensidade das violências sofridas.

De fácil acesso e interação rápida, o questionário destaca os indícios de uma provável relação abusiva que podem ser disfarçados de cuidado. A violência contra a mulher é uma realidade que exige atenção, por isso é preciso ficar atenta ao comportamento do companheiro. Se for o caso, é preciso denunciar.

Além do quiz, a página traz informações esclarecedoras sobre as fases do repetitivo Ciclo da Violência e um ranking da violência doméstica e familiar, denominado “Violentômetro”, que categoriza os níveis de agressões sejam por meio de ameaças, ofensas, assédio, chegando ao feminicídio.

Para responder ao “Quiz do Respeito”, é preciso acessar o Observatório Caliandra pelo endereço eletrônico https://caliandra.mpmt.mp.br. Lançado no Dia Internacional da Mulher (8 de março), o observatório é uma iniciativa do MPMT, por meio do Centro de Apoio Operacional sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino, que objetiva atuar na prevenção, orientação e sensibilização da população sobre a violência contra as mulheres, com um olhar voltado em relação aos feminicídios, aos órfãos e familiares dessas vítimas.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *