O programa Rede Cidadã realizou, na manhã desta sexta-feira (09.08), uma palestra dirigida à capacitação de educadores sobre a Lei Maria da Penha. O evento ocorreu na sede do órgão em Cuiabá.
81 servidores participaram da palestra, que tem como parte da programação do Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. 43 profissionais estiveram de forma presencial, e 38 online. Também participou a juíza de direito da Segunda Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Tatyana Borges.
De acordo com a coordenadora do programa, Wilma Wellen Camilo Fernandes, o programa decidiu unir a discussão de combate à violência contra a mulher com o trabalho sobre respeito com as crianças e adolescentes atendidos pelo programa.
“Com a junção das temáticas, fomos atendidos com essa palestra para que possamos multiplicar a consciência da importância do respeito ao próximo, promovendo assim a conscientização e a transformação da sociedade que atendemos”, destaca.
No mês de agosto, as forças de segurança pública atuam na Operação Shamar, que além de intensificar ações de repressão à violência contra a mulher, promove palestras e ações preventivas em escolas e faculdades por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS).
As atividades ocorrerão por todo o mês de agosto em diversas cidades do estado, como Cuiabá, Alta Floresta, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Primavera do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande.
Além disso, em 18 de agosto, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá vai promover um ato de motociclismo, que tem início na sede e segue até Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá). O objetivo é conscientizar a população em relação aos direitos das mulheres e outras pessoas em situação de vulnerabilidade.
Rede Cidadã
A Rede Cidadã é um projeto que atende crianças e adolescentes entre oito e 18 anos em situação de vulnerabilidade, que apresentam algum fator de risco social, como evasão escolar, violência doméstica nos lares e pais cumprindo pena de privação de liberdade.
O programa utiliza atividades artísticas, esportivas, culturais e capacitações com o objetivo de prevenir de forma primária, secundária e terciária que seus beneficiados atuem na criminalidade.
*Sob supervisão de Alecy Alves
Fonte: Governo MT – MT