Rua Galdino Pimentel

A atual rua Galdino Pimentel já foi chamada pelos nomes de Rua de Baixo, 1º de Dezembro, Direita e Rua 1º de Março. Começa na Praça da República e termina na Rua Campo Grande, antiga Travessa da Assembleia.
O nome homenageia Joaquim Galdino Pimentel, que em 1885 assumiu a presidência da província de Mato Grosso. Foi o pacificador dos índios bororos. Era doutor em Ciências Físicas e Matemáticas, engenheiro geógrafo e civil, professor da Escola Politécnica e membro de várias sociedades científicas. Há registros de que este presidente gostava de percorrer, a cavalo, os bairros mais afastados do Centro da cidade durante as tardes e parava em cada ponto onde encontrava os trabalhadores para estreita conversa. Deixou o governo em 9 de novembro de 1886.

Esta histórica rua faz parte do tripé: Ruas de Cima, do Meio e de Baixo, formando o calçadão do centro da cidade.  Este calçadão é um ponto de grande influência histórica e cultural. Foi nele onde se instalou a primeira vila de garimpeiros que encontravam ouro no córrego da Prainha.

Photographia é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima.
As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.

 

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *