Sema capacita servidores para coletas de amostras de água nas praias mais visitadas de Guarantã do Norte

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente realizou uma capacitação em amostragem de água para balneabilidade, em Guarantã do Norte. O objetivo é preparar as equipes para as coletas de água para a campanha de balneabilidade 2024, que classifica as praias com maior número de visitantes como própria ou imprópria para banho.

Foram capacitados membros do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) Médio Teles Pires, servidores da Diretoria Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema de Guarantã do Norte e servidores das prefeituras da região.

O treinamento foi realizado na quarta-feira (03.07) pelo laboratório de monitoramento da água e do ar da Sema, com aulas práticas no Balneário Stregue.

A campanha de balneabilidade, coordenada pela Sema, avalia a qualidade da água para recreação primária é realizada todos os anos em diferentes regiões do Estado e teve início em junho, em Barra do Garças e Bacia do Paraguai. A análise é feita com amostras coletadas em diferentes dias consecutivos.

A Diretoria Unidade Desconcentrada de Guarantã do Norte recebeu uma sonda multiparamétrica durante o treinamento e os servidores participantes receberam instruções sobre o uso do equipamento. O equipamento auxilia na investigação de alterações na qualidade de água superficial e mortandade de peixes e dá agilidade na apuração de denúncias de poluição dos recursos hídricos.

Já receberam sondas multiparamétricas as Regionais de Sinop, Alta Floresta, Rondonópolis, Barra do Garças e Cáceres.

Campanha de Balneabilidade

A campanha de balneabilidade, que avalia as praias fluviais para a realização de recreação de contato primário, ocorre no início do período seco, que é quando as temperaturas aumentam, a vazão dos rios reduz, as praias fluviais aparecem e o fluxo de banhistas aumenta.

Ao final, técnicos da Sema emitem um boletim informando se a praia está própria (excelente, muito boa ou satisfatória) e imprópria para banho.

A utilização da água para fins recreativos é comum, principalmente nos rios próximos às cidades, onde ocorre a formação de praias na época da seca. Por esse, motivo torna-se relevante conhecer a qualidade da água para garantir a conservação dos recursos hídricos e proteção da saúde da população.

Fonte: Governo MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *