Sema multa infrator e apreende seis motores em operação contra mineração ilegal

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreendeu seis motores durante operação realizada em áreas de extração mineral em regiões de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. Foram fiscalizados 13 pontos. Os equipamentos utilizados para o crime ambiental foram inutilizados e as áreas embargadas.

As ações de combate à mineração ilegal ocorreram entre os dias 22 e 26 de julho e foram coordenadas pela Fiscalização de Empreendimentos da Sema, com apoio do Núcleo de Inteligência e do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).

Os motores apreendidos foram inutilizados com o uso de explosivos pela equipe de esquadrão de bombas do Bope.

Durante as ações, um infrator foi identificado e multado no valor de R$ 20 mil. De acordo com a equipe de fiscalização, a maioria dos responsáveis pelas áreas fiscalizadas fugiram do local após operações realizadas na região, por órgãos federais, durante o mês de julho.

A operação teve como objetivo o atendimento a denúncias formalizadas pela Ouvidoria Setorial e a fiscalização de alertas de desmatamento obtidos pela Plataforma Planet. Os alertas foram identificados pela Gerência de Combate ao Desmatamento da Sema, com foco em áreas de extração mineral ilegal.

A maior parte das denúncias se trata de invasões a propriedades privadas e em terras indígenas.

Denúncias
Os crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, pelo 65 98153-0255, pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Fonte: Governo MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *