A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promoverá o webinar “Ser preta não é só ter pele: determinação social da saúde e amamentação”, que integra a programação da Semana de Apoio à Amamentação Negra, nesta quarta-feira (28.08).
O webinar ocorrerá de forma online, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, às 14h.
Essa iniciativa também integra a Agenda Única do Agosto Dourado, mês dedicado à promoção e ao incentivo da amamentação, organizada pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES.
A transmissão contará com duas palestras:
• “Ser preta não é só ter pele: determinação social da saúde e amamentação”, conduzida pela psicóloga, psicanalista e idealizadora da 1ª Semana de Apoio à Amamentação Negra, Fernanda Lopes;
• “Programa Bolsa Família e autonomia feminina: com foco nas mulheres negras”, apresentada pelo assistente social e responsável técnico estadual de Equidade e do Programa Bolsa Família na Saúde, Ademar Sales.
A psicóloga Fernanda Lopes explica que os caminhos para garantir o direito à amamentação são ainda mais complexos quando atravessados pela questão racial – fato que torna ainda mais importante o processo de incentivo e de promoção à amamentação.
“Amamentar já é um desafio significativo por si só. No entanto, para as mulheres negras, essa experiência é também permeada por questões raciais e pelo racismo, que muitas vezes as impedem de exercer plenamente seus direitos. Amamentar é um direito, e a escolha de amamentar deveria ser simples, porém, no mundo em que vivemos, esse ato torna-se um símbolo de resistência. A Semana de Apoio à Amamentação Negra não é apenas um evento, é um chamado, uma proposta para construirmos um mundo onde as estruturas que sustentam o racismo e o sexismo sejam derrubadas”, disse.
Agosto Dourado em Mato Grosso
Para celebrar o Agosto Dourado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, oferta a Agenda Única, um espaço virtual para organizar as atividades em diversas cidades de Mato Grosso.
Até o dia 31 de agosto, a Agenda Única estará aberta para receber inscrições de novas ações. Todas as cidades que informaram a organização de eventos podem ser acessadas pelo mapa interativo.
Fonte: Governo MT – MT