Surge uma nova Capitania em 9 de maio de 1748. Mato Grosso é desmembrado de São Paulo

por Editoria/AC

No dia 9 de maio é comemorado o aniversário de criação da Capitania de Mato Grosso, atual Estado de Mato Grosso. O fidalgo português Antônio Rolim de Moura, foi nomeado como seu capitão – general, o primeiro a administrá-la.

Sua gestão durou 13 anos e foi muito importante sob vários aspectos, dos quais podemos citar: a fundação de novos centros de população como, Vila Bela da Santíssima Trindade, à margem do Guaporé e estabelecimento de uma nova organização militar, com três milícias – de brancos, pardos e pretos.

Segundo os cronistas da Colônia, foi um alvoroço sua às minas, em 15 de novembro de 1726, pelo caminho das monções. Vários dias de festa o recepcionaram e a todas as autoridades que o acompanhavam. Sua guarda pessoal era composta por 28 negros e oito índios-escravos. A comemoração faz parte da Semana de Mato Grosso, instituída pelo decreto nº 7.467, de 24 de abril de 2006, de autoria do deputado estadual João Malheiros.

A Lei que instituiu o aniversário do Estado determinou que a comemoração não inclui dispensa de trabalho. A data, contudo, constará de eventos cívicos, educativos e informativos sobre a história da região e da realização, em todas as sedes dos Poderes estaduais e municipais, corporações militares e nos estabelecimentos de ensinos públicos e privados, de programação mínima com o hasteamento da Bandeira e a execução do Hino de Mato Grosso.

0 comentário
0

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

error: O conteúdo está protegido !