Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
A obra é de autoria do conselheiro Guilherme Antonio Maluf, com contribuições de profissionais de saúde, gestores públicos e representantes da sociedade civil. Clique aqui para ampliar. |
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) foi palco do lançamento do livro “Hanseníase no Brasil: Mato Grosso em Foco”, nesta segunda-feira (4), durante seminário para debater estratégias e ações para eliminar a hanseníase no estado. A obra é de autoria do presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, com contribuições de profissionais de saúde, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Na abertura do seminário “Construindo Ações para Mato Grosso Livre da Hanseníase”, o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, que escreveu o prefácio do livro, destacou a valiosa fonte de informações que a obra representa. “Este livro representa um tratado sobre hanseníase, algo que Mato Grosso ainda não possuía. Ele traz uma análise robusta com gráficos, dados e informações essenciais. A obra contribui para o conhecimento científico e prático sobre a doença, servindo como um guia tanto para profissionais de saúde quanto para gestores e formuladores de políticas públicas. A compreensão aprofundada das especificidades da hanseníase em Mato Grosso é crucial para o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção, diagnóstico e tratamento.”
Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
O presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, escreveu o prefácio do livro, que classificou como um tratado sobre hanseníase. |
De acordo com Maluf, assim como o seminário, o livro é uma iniciativa pioneira de engajamento multisetorial no combate à hanseníase, pouco usual em outros estados. “O TCE-MT poderia emitir autonomamente um conjunto de atos administrativos a serem compulsoriamente implementados pelos gestores municipais e pelo Governo do Estado, mas como boa prática na administração pública, acreditamos que o envolvimento de diversos atores na construção de sínteses que subsidiem ações concretas podem acumular as forças necessárias para ações efetivas e sustentáveis em longo prazo.”
Responsável pela apresentação do livro, o procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, salientou que seu modo de concepção, além de reforçar a urgência do enfrentamento da doença, permite colocar todo aquele que o ler em uma postura mais ativa e participativa na adoção de medidas atinentes à eliminação da hanseníase. “Ao trazer à tona a importância do combate contínuo da hanseníase e da conscientização a respeito dela, com certeza essa obra também venha a inspirar novas abordagens e parcerias que possam guiar o estado de Mato Grosso na superação desse fardo histórico na área da saúde pública.”
O livro conta com a co-autoria do presidente do Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Gestão (IDAG), Nésio Fernandes de Medeiros Junior, do médico e professor titular da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Claudio Guedes Salgado e da especialista em saúde pública, doenças infecto-parasitárias e hansenologia, Vera Lúcia Gomes de Andrade.
Clique aqui e acesse o livro na íntegra.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Fonte: TCE MT – MT