1881-1890

1882- Jornal ‘O Argos’
Aparece em Cuiabá o jornal O Argos, fundado em 24 de outubro por Frederico Teixeira e Mariano Ramos. Era impresso em duas colunas largas, literário e noticioso, e teve vida relativamente longa, sendo acolhido lisonjeiramente no meio em que circulava.


1884 – Veia literária
Criada a em Cuiabá a “Associação Literária Cuiabana”, sendo nessa data (21 de outubro) eleita a sua primeira diretoria que ficou assim composta:
Presidente — Antônio de Paula Correa
Vice-presidente — Joaquim José Ferreira da Silva
1º Secretário — Francisco Correa da Costa Sobrinho
2º Secretário — Antônio Modesto de Mello
Tesoureiro — Antônio Joaquim de Faria Albernaz.


1884 – Derivação de água do Rio Cuiabá aos bairros
O deputado António Augusto Ramiro de Carvalho apresenta à Assembleia Legislativa Provincial um projeto de lei autorizando, em 27 de outubro daquele ano, o presidente da Província a contratar a derivação de água do rio Cuiabá para os bairros da Boa Morte e Lavapés.


1884 – Sociedade agrícola e industrial
Realiza-se, em Cuiabá, em 29 de outubro, reunião preparatória para a formação de uma sociedade agrícola e industrial, conforme o plano oferecido pelo negociante Raphael Verlangieri e aceito por outros capitalistas que concorreram à dita reunião. Tão proveitosa ideia não logrou ser traduzida em fato, ficando apenas como a expressão de uma boa iniciativa.


1890 – Governador processa jornal
O general Antônio Maria Coelho, governador do Estado, constitui advogado e promove em 27 de outubro um processo de responsabilidade contra o jornal O Mato Grosso, que se encontrava em oposição ao seu governo.


1890 – Morte do filho do primeiro tenente de artilharia a chegar em Cuiabá
Falece em Cuiabá (3/11/1890), sendo no mesmo dia sepultado no cemitério da Piedade, o tenente Luis Zeferino Moreira. Filho do primeiro tenente de artilharia Luís Zeferino Moreira, que viera para Mato Grosso na organização do 1º corpo fixo. Aqui constituiu família, consorciando-se com dona Maria Madalena Moreira.


1890 – População
Demografia do município e cidade de Cuiabá apresenta um total de 17.815 habitantes

error: O conteúdo está protegido !