1891-1900

1891 – Morte de Ramiro de Carvalho
Falece em Cuiabá, no dia 2 de novembro, o tenente-coronel Antonio Augusto Ramiro de Carvalho. Filho do advogado José Jacinto de Carvalho e dona Maria Seabra das Dores. Nasceu nesta Capital a 28 de dezembro de 1833. Tendo assentado praça voluntariamente em 1850, deixou a carreira militar em 1856, oferecendo um substituto. Em 1858 entrou para o quadro dos empregados da Tesouraria de Fazenda desta província, alcançando todos os acessos, inclusive o de inspetor efetivo, por decreto de 28 de outubro de 1884.


1892 – Constituição de Mato Grosso
Ano de lei que declarou 15 de agosto como aniversário da promulgação da Constituição do Estado, instituído em 24 de outubro daquele ano.


1892 – Jornal ‘O Clarim’
Criado em Cuiabá o jornal semanal O Clarim, sob a redação de Pedro Antunes de Souza Ponce, que tomou para seus companheiros Ildefonso Correa, Palmiro Ponce, Alfredo Távora e Estêvão de Mendonça. As oficinas, de propriedade de Pedro Ponce e Ovídio Mamoré, ficaram instaladas à Rua 27 de dezembro. A lista de colunistas incluía Pedro Ivo da Silva Henrique, Pedro Trouy e Avelino de Siqueira. Órgão independente de partidos, tornou-se no seu tempo o jornal mais popular.


1894 – Jornal ‘A Voz do Sul’
Nasce na vila de Nioaque o primeiro jornal ali publicado. Intitulava-se A Voz do Sul, sendo redator o João Cláudio Gomes da Silva. Era impresso na antiga tipografia do jornal A Situação, adquirida em Cuiabá, pelo coronel João Ferreira de Mascarenhas. Isso ocorreu no dia 26 de outubro daquele ano.


1894 – Desabamento do teatro ‘Amor à Arte’
Na manhã de 14 de setembro de 1894 a população cuiabana acordou com o desabamento do teatro Amor à Arte, único edifício dessa natureza existente em Cuiabá, tendo como justificativa do acidente o total abandono em que se encontrava o prédio, de construção antiga e pouco resistente. A cidade esperava na noite daquele mesmo dia a estreia de uma companhia de zarzuelas. Este barracão ficava onde foi construído o Grande Hotel (foto acima) e que abrigou as instalações do banco Bemat e recentemente a Secretaria de Estado de Cultura.


1900 – População
Demografia do município e cidade de Cuiabá apresenta um total de 34.393 habitantes neste ano

error: O conteúdo está protegido !