1911-1920

1919 – Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso
Jovens recém-formados em universidades de grandes centros do país retornam a Mato Grosso trazendo bagagem de conhecimentos e estimulados a estudos e pesquisas sobre a realidade regional. Foi esse grupo que, em 1919, foi responsável pela fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, o qual teria como tarefa não somente resgatar e preservar a documentação histórica regional, como, também, promover, no interior da instituição, debates e discussões que fossem capazes de interferir no cenário político-cultural de Mato Grosso.


1920 – Igreja Nossa Senhora Auxiliadora
Construída na década de 1920, pelos salesianos italianos, anexa ao Colégio São Gonçalo. Próximo dali os franciscanos franceses construíram, no mesmo estilo, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho. Se tirarmos a torre pontiaguda da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, poderemos observar que a fachada principal de ambas é muito semelhante. Internamente é a única igreja de Cuiabá a apresentar abóbadas em aresta, elemento típico do estilo gótico.


1920 – Década de reformas das igrejas
Reformas das fachadas da catedral e Igreja do Rosário e São Benedito. Construção da atual Igreja do Bom Despacho e Nossa Senhora Auxiliadora.


1920 – População
Demografia do município e cidade de Cuiabá apresenta um total de 33.678 habitantes neste ano

error: O conteúdo está protegido !