Tribunal de Justiça de Mato Grosso ganha prêmio nacional de memória

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso recebeu o Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada na sexta-feira (10 de maio), durante o Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (IV Enam), na sede do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
 
O Tribunal foi vencedor na Categoria Patrimônio Cultural Museológico. A exposição virtual: “150 anos: 7 Tribunais”, realizada conjuntamente com os Tribunais de Justiça do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo, homenageia 6 de agosto de 1873, data em que, há 150 anos, um decreto imperial criou essas sete novas cortes.
 
Representaram o TJMT no evento as servidoras Bruna Penachioni e Rejane Pinheiro Andrade, integrantes da Comissão de Gestão da Memória do Tribunal, e coordenadora e gestora da Coordenadoria Administrativa.
 
A mostra começa com informações sobre o contexto histórico e segue com a oferta de conteúdo que apresenta documentos relevantes sobre esse período, dos primeiros tempos de funcionamento de cada um dos tribunais. Textos, documentos e imagens compõem a exposição vencedora.
 
“A premiação decorre de um projeto coletivo de uma exposição virtual em comemoração ao sesquicentenário do Tribunal de Justiça. Foi realizada uma exposição virtual coletiva com a participação de outros seis tribunais contando a história da formação dos serviços judiciários até a criação do Tribunal da Relação”, explica Bruna.
 
Foi feito o levantamento de informações históricas que contaram todo o contexto socioeconômico da criação do tribunal da Província de Mato Grosso, além da seleção de imagens pelo comitê organizador do projeto, de forma que aproveitasse as imagens na plataforma para que a exposição virtual pudesse ser concebida.
 
“Nós acreditamos que um dos requisitos que deve ter pontuado muito para que esse prêmio chegasse até nós foi justamente o critério da inovação tecnológica, que permitiu a disponibilização dessas informações para todos, hospedando a exposição virtual no site de cada tribunal e permitindo esse congraçamento da experiência histórica e social do mundo judiciário da época em províncias tão distantes no Brasil”, completa Rejane.
 
A exposição virtual está disponível no Portal da Memória, no hotsite dos 150 anos, que pode ser acessado por meio deste link.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: arte digital colorida da exposição virtual. Em tonalidade de papel envelhecido, branco e amarelo, com manchas, ao centro está escrito 150 anos em marrom, logo abaixo 7 tribunais em vermelho e as fotos em sete quadrantes em preto e branco das fachadas dos primeiros tribunais que completam 150, em ordem: Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo. Imagem 2: as servidoras Rejane e Bruna seguram o prêmio, que é uma placa dourada com veludo azul escuro, onde se lê Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário e Patrimônio Cultural Museológico Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Elas estão em pé, seguram o objeto com as duas mãos, sorriem para a foto, de frente. Ao fundo a solenidade de entrega do prêmio em São Paulo.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *