Silva Freire

Graduado em Direito pela Faculdade Cândido Mariano, no Rio de Janeiro (RJ), em 1959, Benedito Sant’Ana da Silva Freire (Mimoso – MT, 20/09/1928 – Cuiabá – MT, 11/08/1991) exerceu diversas funções na advocacia, chegando a presidir o Instituto dos Advogados de Mato Grosso (IAMAT). Estritamente ligado ao movimento estudantil, também esteve, por diversas vezes, à frente de associações de estudantes, promovendo eventos e peças de teatro em Cuiabá e no Rio de Janeiro.

Para além da promoção cultural, deixou vasta produção literária que inclui: Águas de Visitação (1979); Barroco Branco (1989); GOOL/Círculo Azul Ao Sul Do Azul (s/data); Cuiabá, (s/data); Crêspo-ôlho-alho (1971); Chão/terra/pasto: ao lavrador, ao vaqueiro, ao pescador deste birachão de Deus (1971); Social, criativo, didático: catálogo de exposição (1986) e Trilogia Cuiabana (1991).

Como advogado atuou em inúmeras causas sociais, além de escrever para os jornais locais e do estado vizinho, Mato Grosso do Sul (MS). Sua obra é ricamente ilustrada pelo amigo e artista plástico de renome internacional, Wlademir Dias Pino. Pela intensa atuação ocupa a cadeira de nº 38 da Academia Mato-grossense de Letras (ABL), sendo referenciado até hoje como um dos mais notáveis nomes do setor cultural no Estado.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *