1. Maior planície alagável do mundo
O Mato Grosso é o berço do Pantanal, a maior planície alagável do mundo. São centenas de animais silvestre e milhares de aves que podem ser avistadas em passeios de observação, tanto durante o dia como à noite.
Além da biodiversidade, a região abriga diversos povoados que mantêm tradições e costumes únicos no Brasil. Sem dúvidas, uma experiência para lembrar para o resto da vida!
2. Safári brasileiro
Se você sempre sonhou em realizar um safári, daqueles de dirigir por cenários incríveis e parar para admirar as mais belas espécies de animais e plantas, saiba que no Mato Grosso isso é bem possível.
A famosa Rodovia Transpantaneira tem, aproximadamente, 150 km de estrada de terra em perfeita condição, na qual o turista pode explorar cada canto desse paraíso com seu carro.
No caminho, além das paisagens naturais, você é capaz de fazer pequenas paradas nos vilarejos locais e desfrutar da cultura, gastronomia e conhecer um pouco mais de perto a vida dos moradores do Pantanal. Um passeio imperdível para todas as idades!
3. Caverna Aroe Jari
Outro cenário deslumbrante do Mato Grosso é a Chapada dos Guimarães que fica a apenas 60km da capital, Cuiabá.
Dá para conhecer seus impressionantes paredões, cachoeiras e cavernas de arenito, entre elas a caverna Aroe Jari, a maior gruta desse tipo no Brasil.
4. Três biomas
O Mato Grosso é o terceiro maior estado brasileiro em extensão. Só perde para Pará e Amazonas. Tanto espaço assim abriga três biomas: a Amazônia com 56,6%, o Cerrado com 39,6% e o Pantanal com 6,8%.
5. Quatro rios
A bacia hidrográfica da região é riquíssima e sedia os rios Paraguai, Xingu, Cuiabá e Araguaia. Este último figura como um dos mais extensos do nosso país e atrai visitantes em busca das deliciosas praias de água doce.
O Mato Grosso pode ser considerado a “caixa d’água” de todo o Brasil, devido o enorme volume de seus rios, aquíferos e nascentes espelhados por todo o seu território, sendo uma das maiores reservas de água doce de toda a América do Sul.
6. Fauna silvestre
A variedade da fauna silvestre no Mato Grosso é incrível e algumas espécies só podem ser vistas lá.
Além disso, o tamanho de alguns animais presentes no Pantanal é surpreendente: a sucuri amarela pode chegar a cinco metros e o jacaré a 2,5 metros, por exemplo. Enquanto isso, o peixe Jaú tem 1,5 metro e a ave Tuiuiú é capaz de atingir dois metros com as asas abertas.
7. Cultura centenária
Entre os atributos artísticos está uma dança chamada Cururu. Ela veio com os jesuítas, que dançavam dentro das igrejas. A sua origem religiosa fica explícita, pois os cantos narram fatos bíblicos e são proclamados, geralmente, só por homens.
8. Bebida exótica
Enquanto a ala masculina domina a cantoria, é uma exclusividade feminina preparar a Canjinjin, bebida típica da cidade Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira capital de Mato Grosso. O drinque é à base de cachaça, gengibre, mel, canela e ervas aromáticas.
9. Cachoeira mais alta do Brasil
É ainda em Vila Bela da Santíssima Trindade que fica a cachoeira do Jatobá, a quarta mais alta do Brasil, com 260 metros de queda livre. Para apreciar essa beleza é preciso percorrer uma trilha íngreme de mais de 10 km a pé.
10. Culinária especial
Entre as curiosidades do Mato Grosso está a culinária. A carne seca figura como grande protagonista e pode ser servida com arroz e banana-da-terra verde.