Guapo

Mais conhecido como Guapo, Milton Pereira de Pinho nasceu em 1951, em Cáceres, Mato Grosso. O pai era violeiro, um de seus tios era cantor, a avó paterna, pianista e o avô materno, cururueiro. A partir desta mistura deu-se sua formação musical, influenciada ainda pelos sons do Pantanal e pela vivência no meio popular, pelos bailes, festas de santo e outros festejos folclóricos.

Com 18 anos começou a tocar violão e nunca mais parou. Além disso, manteve sempre proximidade com a pesquisa, pintura, literatura, cinema e poesia. Ao longo da década de 70 morou em Goiânia (GO) e depois no Rio de Janeiro (RJ), onde pesquisou o samba no morro do Estácio. Em 1976, mudou-se para São Paulo (SP), onde permaneceu até o ano de 1984. Participou ainda de diversos festivais e lançou vários CDs, além de um livro.

Durante sua trajetória, pesquisou a música latino-americana e o rasqueado mato-grossense pelos países fronteiriços (Paraguai, Argentina e Bolívia). Em 1985, já em Cuiabá, começou a unir os conhecimentos com os músicos Vera e Zuleika e Marques Caraí, nascendo daí a ideologia musical, Vanguarda Nativista, que propõe pesquisa e autodeterminação para o novo canto da música local.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *