Uma equipe da Ouvidoria das Mulheres do Ministério Público de Mato Grosso e da Polícia Judiciária Civil, por meio do Plantão de Atendimento à Vítimas de Violência Doméstica e Sexual da capital, atenderá, até o dia 27 de março, mulheres vítimas de violência, em um posto instalado no Pantanal Shopping, em Cuiabá.
O atendimento é realizado no estúdio bolha, instalado logo na entrada principal do shopping, onde estão sendo realizadas entrevistas diárias com integrantes da rede de proteção, na campanha #JuntosPorElas. De segunda à sexta, a equipe estará no local no período da tarde.
As vítimas que comparecerem à unidade poderão registrar boletim de ocorrência e solicitar medidas protetivas de urgência contra seus agressores, além de receber por meio virtual atendimento jurídico, psicológico, psicossocial e, caso necessário, também receberão o amparo segurança assistencial, que é a transferência de renda, do programa SER Família Mulher.
O atendimento busca acolher e garantir proteção integral às mulheres e vulneráveis, prevenindo o agravamento de situações de violência e negligência, oportunizando o acesso aos órgãos de justiça e à rede de proteção social.
Programação – Nesta semana, a programação da campanha JuntosPorElas abordará as seguintes temáticas: Apoio Multiprofissional às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Sexual; Atuação do Poder Legislativo no enfrentamento à violência contra a mulher no âmbito estadual e municipal; A importância das medidas protetivas e o trabalho realizado pela Patrulha Maria da Penha; A atuação do Ministério Público na defesa das Vítimas; e Casos de feminicídio e o Observatório Caliandra.
Acompanhe as entrevistas pelo canal do MPMT no Youtube, de segunda à sexta-feira, a partir das 14h.
Fonte: Ministério Público MT – MT