Os atendimentos e os diversos serviços de justiça, saúde e cidadania realizados pela Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Defensoria Pública e parceiros na realização da 17° edição do Ribeirinho Cidadão foram encerrados, nesta quinta-feira (11 de abril), às 13 horas, na comunidade de Estirão Comprido, zona rural do município de Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá.
Nesta primeira etapa terrestre do projeto, os moradores da comunidades receberam vários atendimentos, entre eles sobre orientação jurídica, resolução de questões judiciais, facilitação de acordos e conciliações, auxílio na obtenção de declaração de hipossuficiência, emissão e regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF), serviços médicos e odontológicos, vacinação, assistência em questões previdenciárias e solicitação de benefícios. Além disso, confecção de Carteira de Identificação Nacional, inscrição de embarcações, atividades lúdicas e educativas e demais serviços.
A trabalhadora rural Ediane Aparecida da Silva, 32 anos, conseguiu atendimento rápido para solicitar o benefício de auxílio maternidade, realizado na unidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), parceiro do Ribeirinho Cidadão. Ela comprovou documentalmente, através do Registro Geral de Pesca, sua atividade profissional como pescadora e vai receber, um salário mínimo R$ 1.412, durante o período de 120 dias.
“Estou saindo daqui muito satisfeita e contente com o atendimento que recebi. Finalmente, eu consegui dar entrada no auxílio maternidade… Estava com dificuldades, não tinha como me locomover até a cidade de Barão de Melgaço, mas o projeto veio até aqui na nossa comunidade e ficou mais fácil para resolver tudo, graças a Deus. Parabenizo a todos por este excelente atendimento com os moradores da comunidade”, disse Ediane.
Outro parceiro do projeto Ribeirinho Cidadão 2024, foi a Marinha do Brasil que ancorou o Navio de Assistência Hospitalar para realizar atendimentos de saúde; consultas médicas e odontológicas às crianças, idosos e adultos da comunidade.
O novo Navio de Assistência Hospitalar possui uma excelente estrutura para realizar procedimentos de triagem, curativos, recuperação, medicação, imunização e outros serviços para quem busca atendimento.
De acordo com o capitão-tenente da Marinha, Igor Cobellas, a “Marinha do Brasil realiza durante o ano várias missões de assistência hospitalar. O projeto Ribeirinho Cidadão recrudesce esses nossos atendimentos”. Além disso, o militar destacou que essa ação social trata e cuida das populações ribeirinhas nas margens do Rio Cuiabá “e nós ajuda muito a aumentar e trazer saúde as pessoas que mais necessitam”.
A senhora Melentina das Dores Cruz Souza, 58 anos, residente na comunidade São João, finalmente encerrou uma longa espera de quase dois anos ao receber atendimento de saúde a bordo do Navio da Marinha. Durante os dois dias em que o projeto Ribeirinho Cidadão disponibilizou uma gama de serviços em parceria com diversos colaboradores, ela conseguiu realizar dois atendimentos essenciais para sua saúde.
“No primeiro dia, eu realizei consulta odontológica para tratamento dos meus dentes, foi tudo muito rápido e simples. Hoje, no segundo dia, retornei para realizar uma consulta com o clínico geral, faz tempo que eu estava precisando desta consulta, vai fazer dois anos que estava esperando. Chegar até Barão de Melgaço gera um custo muito alto pra gente que não tem condições. Então, este excelente projeto feito para nossa comunidade nos ajuda muito, que continue todos anos chegando aqui”, declarou a moradora.
Para continuar os atendimentos da primeira etapa, a caravana da 17° edição do Ribeirinho Cidadão percorreu cerca de 100 km de estrada, enfrentando chuva, lama, atoleiros e chegou à comunidade de São Pedro de Joselândia, na noite desta quinta-feira (11 de abril), por volta das 20 horas. A estrutura já foi montada e os diversos atendimentos, começam na manhã desta sexta-feira dia 12 e 13 de abril, das 9h às 12h e 13h às 17h.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem, foto 1: mostra a médica sentada na cadeira do consultório atendo uma paciente mulher que está com seu filho no colo. Foto 2: Mostra uma mulher recebendo atendimento de um homem servidor do INSS. Eles estão sentados, um de frente para o outro. O atendente entrega um documento de papal nas mãos dela. Foto 3: Mostra duas dentistas dentro do consultório atendendo dois pacientes. Os profissionais usam roupa azul e os pacientes estão deitados na maca. Foto 4: Mostra duas pessoas, um homem e uma mulher que estão sentados na cadeira sendo atendidas pelas equipes de saúde dentro do consultório de saúde.
Carlos Celestino/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT