O Núcleo de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso iniciou nesta sexta-feira (26 de abril) uma série de visitas orientativas e didáticas sobre reciclagem e assuntos relacionados à sustentabilidade nos setores do TJMT. O objetivo é esclarecer servidores, servidoras, magistrados e magistradas sobre práticas sustentáveis em geral.
A equipe do núcleo iniciou o trabalho pela Vice-Diretoria-Geral. Levando algumas lixeiras e objetos ilustrativos, eles explicaram detalhadamente como fazer o descarte de diferentes tipos de materiais, como funcionam cooperativas e associações de reciclagem, práticas industriais, tiraram dúvidas e fizeram perguntas para saber como estava o conhecimento dos servidores sobre o assunto.
“Pretendemos ir no máximo de áreas possíveis, fazendo blitz rápidas de conscientização. Nós explicamos o que é, levamos exemplos de resíduos, temos material didático para mostrar a destinação correta de cada item e queremos ir em todo o tribunal diretamente”, pontua a assessora de sustentabilidade do núcleo, Elaine Alonso.
Economia de energia elétrica e redução de impressões também foram assuntos abordados pela equipe do núcleo. Dicas como desligar sempre as luzes ao final do expediente, além de computadores e ar condicionado, imprimir somente quando indispensável também foram dadas na blitz.
Os servidores fizeram perguntas e trouxeram exemplos práticos do dia a dia, seja no trabalho ou em casa, sobre reciclagem e separação adequada de resíduos. A equipe explicou os tipos de materiais, composição química e falou de produtos específicos que costumam gerar dúvidas, como cápsulas de café, cartelas de medicamentos vazias e eletrodomésticos e eletrônicos de grande porte.
A vice-diretora-geral, Claudenice Deijany F. de Costa, gostou muito da visita, por ser contemplada como o primeiro setor a receber a equipe. Ela destacou a importância do conhecimento compartilhado com a equipe e as ações que podem contribuir com a pontuação do TJMT no Prêmio CNJ de Qualidade.
“Nós tivemos dúvidas esclarecidas, coisas muito importantes que devemos saber, ações e produtos que nós inconscientemente fazemos o descarte inapropriado. Essa ação do núcleo veio a calhar, até mesmo para contribuir com essa questão da sustentabilidade, que não é só para nós, é para toda a instituição, para que possamos estar bem e pontuarmos no quesito sustentabilidade no Prêmio CNJ de Qualidade”, ressaltou a vice-diretora.
As próximas visitas estão agendadas para a próxima semana, na Coordenadoria de Auditoria Interna (CAud), Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) e juízes auxiliares.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: Imagem 1: foto horizontal colorida em plano geral da equipe da Vice-Diretoria-Geral em uma sala com janela persiana e papel de parece florido escutando atentamente a servidora Elaine explicando o assunto. Elaine e o outro servidor estão em pé à frente, ela fala e gesticula com as mãos, os servidores estão de frente, alguns em pé e outros sentados diante das cabines de trabalho e computadores. Imagem 2: foto horizontal colorida da servidora Elaine Alonso. Ela está em pé, segura com as duas mãos um pacote de biscoito e explica sobre o descarte de embalagens. Ela é uma mulher branca, de cabelos pretos longos, veste uma camiseta branca com o logo do Núcleo de Sustentabilidade e crachá. Imagem 3: foto horizontal colorida da vice-diretora-geral concedendo entrevista à TV.JUS em primeiro plano. Ela está em pé, inclinada para a esquerda, fala diante de um microfone. Ela é uma mulher clara de cabelos pretos lisos, usa maquiagem e veste blusa de cor laranja.
Mylena Petrucelli/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT