quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Cuiabanômetro

A Cacimba da antiga Praça Santa Rita: Água, histórias e memórias

No início do século XX, o abastecimento de água em Cuiabá seguia os costumes de muitas cidades brasileiras da época, dependendo de poços escavados nas residências e de fontes naturais, como córregos e cacimbas. Uma dessas fontes, situada onde hoje está a Praça Rachid Jaudy (antiga Praça Santa Rita), tornou-se uma das mais conhecidas da cidade.

Reza a história que a bica, de água fresca e abundante, era parada obrigatória para os recrutas do 16º Batalhão de Caçadores do Exército. Após deixarem o quartel, localizado próximo à atual Praça 8 de Abril, muitos soldados utilizavam a bica para se refrescar, lavar-se e saciar a sede. A popularidade do local entre os militares acabou batizando-o como “Cacimba do Soldado.”

A fonte era alimentada por uma nascente que também abastecia o córrego Cruz das Almas, cuja canalização até a Avenida da Prainha ocorreu em 1909, durante as obras de construção da Avenida Generoso Ponce. Com essas mudanças urbanas, a emblemática Cacimba do Soldado deixou de existir, permanecendo apenas na memória histórica da cidade.

A praça que hoje ocupa o espaço da antiga cacimba é um verdadeiro marco histórico, guardando em seu solo a memória de um passado próspero, entrelaçado com o legado das famílias sírio-libanesas que ali se estabeleceram, como a de José Rachid Jaudy, comerciante de destaque cujo nome eterniza o local. O que antes era um ponto de encontro de soldados e transeuntes, transformou-se em um símbolo pulsante de uma Cuiabá que continua viva na memória de todos que nela viveram.

Verifique também

Antônio dos Reis em Cuiabá, nomeado pelo Papa Gregório XVI

Nascido em São Paulo, em 10 de janeiro de 1798, Antônio dos Reis Alencastre superou …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *