Adauto Dias de Alencar

Dono de notável produção literária e autor da notável obra Roteiro Genealógico Mato-grossense, Adauto Dias de Alencar (Assaré-CE, 10/08/1931 – Cuiabá-MT, 17/10/2013) saiu ainda criança de seu estado natal, o Ceará, para firmar raízes em Mato Grosso. Entre o Rio de Janeiro (RJ) e Cuiabá concluiu os estudos, graduando-se no Curso Clássico da Moderna Associação Brasileira de Ensino e em Direito pela Faculdade Cândido Mendes, ambas as instituições no estado fluminense.

Depois que retornou a Mato Grosso, em 1965, foi diretor de escola, promotor de Justiça; procurador fiscal; delegado regional e defensor público. Não bastasse isso, estudou Filosofia e lecionou latim e literatura portuguesa na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Entre estes múltiplos campos alicerçou os pilares de sua produção, da qual se destaca a série Roteiro Genealógico Mato-grossense.

Por sua rica pesquisa, ingressou na Academia Mato-grossense de Letras (AML) e no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Além disso, integrou a comissão que oficializou o Hino do Estado, em 1983. Já em 1988, foi procurador do Estado, aposentando-se desta função em 1992. Aos 83 anos faleceu de causas naturais em Cuiabá, onde seu corpo repousa.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *