sábado, 25 de janeiro de 2025
Cuiabanômetro

Ana Ruas: arte contemporânea e assuntos transdisciplinares

Da infância e juventude no interior do Rio Grande do Sul, entre São João da Urtiga, Lagoa Vermelha e Passo Fundo, onde cursou Artes Plásticas, Ana Ruas (Machadinho-RS, 1966) seguiu, em 1988, para Campinas e São Paulo (SP).  Por lá viveu até 1996, mudando-se então para Campo Grande (MS). Em seu trabalho aborda, sobretudo, perspectivas acerca do lugar habitado, do espaço e da luz do Centro-oeste.

A artista é responsável pela criação da fachada do Museu de Arte e de Cultura Popular, da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT), em 2014. Foi contemplada com Prêmio PIPA – Voto Popular, em 2015, e também recebeu o prêmio FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais, em 2013. Em 2019 telas de sua coleção “Floresta Encatanda” foram expostas no programa Encontro, da rede Globo.

Além de sua produção individual, Ana Ruas provoca intercâmbios sobre arte contemporânea e assuntos transdisciplinares, tendo produzido trabalhos com a coparticipação de crianças, por exemplo. Fundou, em 2011, o Ateliê Aberto, na capital sul-mato-grossense, onde acolhe, reúne e hospeda críticos de arte, estudantes, curadores e artistas.

Verifique também

Wender Carlos, arte com traços simples e cenários do cotidiano

A paixão pela arte começou em 1992, aos 11 anos, no Ateliê Livre da Universidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página