Arsenal de Guerra

O local onde funciona o Sesc Arsenal, no Porto, já foi Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso. A sua construção teve início em 1819, mas passou a funcionar, ainda inacabado, só em 1831. No ano seguinte, as obras foram concluídas. Trata-se de um marco estratégico e de suporte, principalmente, durante a Guerra do Paraguai, iniciada em 1864, considerada o maior confronto armado da América do Sul.
Por conta da proporção dos conflitos, o arsenal serviu para guardar canhões e equipamentos de guerra. Alguns deles, inclusive, ainda se encontram presentes no jardim daquele frondoso espaço. Além desta função, o local também se tornou uma escola especializada em reparos de armas pesadas e, em 1889, integrou às atividades uma fábrica de pólvora. Após sua ocupação como arsenal, passou a ser mercado monitorado pelo exército.
Já no século 20, início dos anos 50, pós-guerra e apenas como um memorial do exército, ganhou corpo para um supermercado corporativo do 5º Batalhão de Engenharia de Construção. Foi quase meio século depois, através de uma permuta com o Exército Brasileiro, que o Serviço Social do Comércio (Sesc) passou a cuidar da estrutura.

Photographia é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima.
As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.

(Texto adaptado: Mirella Duarte/RDNews)

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *