Aspectos Culturais de Cuiabá

por Editoria/AC

O encontro das características culturais provenientes dos índios, bandeirantes paulistas e negros reflete o tom cultural das manifestações cuiabanas.

Padroeiro: Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Frutas típicas: pequi, ingá, seriguela, cajá-manga, bocaiúva, marmelada, araçá (goiabinha), ata, coroa de frade, banana da terra, manga, goiaba, caju, tarumã e pitomba.

Comidas típicas: maria-isabel (carne seca com arroz), farofa de banana, escaldado (caldo de frango desfiado com farinha de mandioca e ovos), arroz com pequi, carne com banana da terra, quibebe de mamão verde, carne com maxixe, paçoca de pilão (com carne-seca), galinha com arroz e carne com mandioca.

Comidas típicas com peixe: mojica de pintado (peixe ensopado com mandioca), ventrecha de pacu frita, pacu assado com farofa de couve e piraputanga assada.

Bebidas típicas: licores de pequi, de jenipapo, de figo, de leite e guaraná ralado.

Doces típicos: furrundu (doce de mamão ralado com rapadura e babaçu), boipá (doce de abóbora em pedaços feito na rapadura), doces de caju, de goiaba, de mangaba, de limão, de mamão, de laranja, queimada (bala confeccionada com melado de rapadura), rapadura simples (a de puro melado), rapadura-cera (melado com mamão verde ralado), pixé.

Bolos e biscoitos: bolo de arroz, bolo de queijo (assado e frito) e francisquito.

Danças: cururu, siriri e rasqueado, entre outros

Instrumentos musicais típicos utilizados nas festas populares: viola de cocho, ganzá e mocho.

Festas populares: do Senhor Bom Jesus de Cuiabá; de São Benedito (de maior tradição local); do Divino Espírito Santo; de São Gonçalo; festas juninas (sendo mais comemorada a de São João, em que se faz a lavagem do Santo).

Artesanato: peças de cerâmica e utensílios de madeira, redes lavradas com varandas, doces artesanais, licores, viola de cocho e trançados.

Usos e costumes: sesta após o almoço, uso de rede para o descanso, tomar guaraná ralado, uso de ervas medicinais e banho de rio.

Fonte: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano, Diretoria de Pesquisa e Informação – IPDU/DPI.

0 comentário
0

VOCÊ PODE GOSTAR

Deixe um comentário

error: O conteúdo está protegido !