Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja
  • 0
Author

Almanaque Cuyabá

Almanaque Cuyabá

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

TESTE ANCORA

Programa SER Família CNH Social recebeu mais de 80 mil inscrições; lista de selecionados será divulgada dia 21

by Almanaque Cuyabá 15 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O Programa SER Família CNH Social encerrou as inscrições na noite desta quinta-feira (14.03), com 80.967 inscritos. O resultado dos contemplados será divulgado na próxima quinta-feira (21), no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e no Diário Oficial.  

Serão selecionadas 10 mil pessoas. O Programa SER Família CNH Social é liderado pela primeira-dama Virginia Mendes e tem como objetivo proporcionar as condições para que os selecionados possam exercer o direito de mobilidade de forma segura e responsável, além da qualificação para o mercado de trabalho formal.  

Os contemplados terão direito à isenção de taxas e o custeio de despesas referentes aos exames de saúde, bem como dos cursos teórico e prático de direção veicular ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC).  

Os requisitos para a participação no programa envolvem, além de estarem inscritos no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro, e ser morador de Mato Grosso nos últimos 12 meses anteriores a inscrição.  

É importante lembrar que, após ser selecionada para participar do Programa CNH Social, a pessoa inscrita deverá apresentar os documentos que comprovem o que foi preenchido no formulário de inscrição.  

Caberá à Setasc avaliar os inscritos e selecionar os candidatos que atendem os requisitos para receberem o benefício. A lista de selecionados, então, será encaminhada ao Departamento de Estado de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), que fará a separação por município. As vagas para o Programa SER Família CNH Social serão distribuídas aos municípios proporcionalmente a frota veicular registrada na localidade.

Fonte: Governo MT – MT

15 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Bombeiros salvam bebê de dois meses que engasgou com leite materno

by Almanaque Cuyabá 15 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado através do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), para atender uma ocorrência de incidente envolvendo um bebê de dois meses que havia engasgado com leite materno. O caso aconteceu nesta quinta-feira (14.03) no bairro Parque Atalaia, em Cuiabá.
Os bombeiros se deslocaram rapidamente até o local e encontraram a criança com a pele já azulada, indicando falta de oxigenação, e em parada respiratória. Imediatamente, a equipe iniciou o atendimento ao bebê, realizando a manobra de Heimlich, que consiste na desobstrução das vias respiratórias.
 
Durante a realização do procedimento, o bebê conseguiu desengasgar, retomando a respiração normal. Os bombeiros acalmaram a criança e a conduziram, juntamente com a mãe, para uma unidade de saúde, onde receberam atendimento médico especializado.

Fonte: Governo MT – MT

15 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Palestra de Nelma Penteado traz mensagem de empoderamento feminino e igualdade de condições

by Almanaque Cuyabá 15 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Nessa quinta-feira (15 de março), o Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite foi palco para um momento de celebração, reflexão e confraternização em um evento especialmente desenhado para celebrar o Mês da Mulher. A escritora, palestrante e empresária Nelma Penteado foi a responsável por conduzir a palestra ‘Igualdade de Gênero e o Empoderamento Feminino – Resolução n. 492/2023’, que ressaltou a necessidade do amadurecimento da sociedade com relação à igualdade de condições e direitos entre homens e mulheres.
 
Segundo ela, apesar de já existir a visão acerca da necessidade de que homens e mulheres sejam tratados com igualdade, na prática isso não acontece. “Hoje eu vou trazer uma luz sobre essa questão, abordando também o Objetivo de Desenvolvido Sustentável n. 5 da Organização das Nações Unidas, que prevê que até 2030 as mulheres e meninas do mundo sejam realmente empoderadas. É uma luta de formiguinha, mas me arrepia pensar que a gente está dando o primeiro passo para que um dia exista a igualdade realmente, independente de gênero, cor, raça, status social, e que todas as pessoas tenham acesso à justiça, à saúde, à cultura. É o que a gente quer, é esse mundo que a gente quer”, asseverou.
 
Conforme Nelma Penteado, ser uma mulher empoderada significa ter paz. “É você ter paz com seu corpo, ter paz com a família com quem você vive, ter paz enquanto mulher. Porque a mulher é criada para ‘não faz isso, não faz aquilo’. É o que o marido quer, é o que o filho quer. A mulher às vezes reluta em dar a voz, em ter a voz. Eu brinco que às vezes a mulher não escolhe nem a pizza. E esse não ter voz não é nem num palanque político. É dentro da sua esfera do lar, dentro da esfera do seu relacionamento, é você com você mesmo. São os seus medos”, explicou.
 
“Ah, ‘eu sou velha demais’, ‘eu sou alta demais’, ‘eu sou magra demais’, ‘eu sou gorda demais’. Esses pensamentos são todos incutidos na sociedade pela ideologia de gênero. ‘Homem não chora’, ‘mulher pode trabalhar e ganhar menos’. Então, a gente aprendeu tantas coisas e a ideia é desconstruir um pouco rumo a uma sociedade mais justa, tanto para homens como para mulheres. A gente quer uma sociedade onde, apesar de você ser diferente, você tenha as mesmas oportunidades”, complementou a palestrante.
 
Para a responsável pelo evento, a diretora-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, é preciso promover essa conversa, a fim de integrar as mulheres a esse pensamento de que todos somos seres humanos, antes de mais nada, e temos que ser tratados de maneira igualitária.
 
“Nós precisamos ter nossos direitos humanos respeitados. Não só a violência física, como violência psicológica, econômica, tudo. Não é só marido ou mulher, não, é namorado, é noivo, é amigo, é irmão, é pai com filha, é no ambiente de trabalho. Temos que ter respeito. Então, toda hora nós temos que estar lembrando que o nosso comportamento precisa mudar. Se nós tínhamos uma determinada cultura, essa cultura não tem mais vez neste momento.”
 
A magistrada também enfatizou a importância da Resolução 492/2023 do CNJ, que estabelece as diretrizes para a adoção de Perspectiva de Gênero nos julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário. “As mulheres precisam efetivamente conhecer os seus direitos. Nós não queremos nada demais, nós queremos ter vida! E o que é ter vida? É viver com dignidade, e a dignidade começa pelo respeito.”
 
Já a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, parceira no evento pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Cemulher) do Judiciário mato-grossense, destacou o relevante papel de mulheres em cargos diretivos do Tribunal de Justiça, a exemplo do que ocorre hoje, com duas mulheres nos principais cargos (presidente e vice-presidente).
 
“Isso nós não aprendemos com os outros, nós tiramos de nós mesmos. Tudo que nós sonhamos, nós realizamos. Por que realizamos? Porque confiamos em nós mesmos. Não é ninguém a me empurrar. Eu confiei em mim mesma, eu sou capaz. Comecei desde pequena lá na escola, mas eu sou capaz de chegar aonde eu quero. E não foi ninguém que me empurrou, foi a minha determinação como pessoa, como ser humano, além de ser mulher”, afirmou.
 
“Eu sou pobre, eu não sou de família rica, mas eu acreditava que um dia eu chegaria aonde eu quis chegar. Eu estou com 73 anos, vou completar 74 e vou aposentar o ano que vem como presidente do Tribunal Regional Eleitoral. E isso, para mim, para minha família, é um orgulho (…). Eu vejo essas servidoras nossas aqui lutando, tem família, tem filhos, mas elas acreditam naquilo que elas têm para proporcionar a outra pessoa. E a partir do momento que você começa a demonstrar quem realmente você é, ninguém consegue atrapalhar você a chegar aonde quer.”
 
Também presente ao evento, a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maira Erotides Kneip, destacou a importância de julgar dentro da perspectiva de gênero, “protegendo, nas suas decisões, nos seus julgamentos, em todas as suas ações, os direitos fundamentais de mulheres e meninas, servidoras, magistradas, vítimas e pessoas que nos atendem. Mulheres que têm direitos fundamentais que
 
obrigatoriamente precisam ser preservados. Nós não podemos admitir violações, principalmente de direitos fundamentais de meninas.”
 
Ela parabenizou a desembargadora Helena Maria e a equipe da Esmagis-MT pela iniciativa. “Estão de parabéns. Uma palestra muito leve, muito boa de assimilar, com todo o material pedagógico, com vídeos, com exemplos, uma aula com metodologia ativa. Parabéns à nossa escola e à desembargadora Helena Maria e sua equipe”, elogiou.
 
O juiz Fernando Kenji Ishikawa, da Primeira Vara de Mirassol D’Oeste, enalteceu o tema abordado na palestra. “Vemos no dia a dia notícias tristes. A cada cinco ou dez minutos morre uma mulher vítima de feminicídio, fora as agressões vivenciadas. Então, esse é o espaço, é o momento de empoderamento, de conquista de espaços, de mudança desse discurso”, disse.
 
“Temos hoje uma presidente ocupando o maior cargo do Tribunal de Justiça, uma mulher na Vice-presidência também, o que já demonstra, por si só, o alcance dessas transformações. E não podemos parar por aí. As mulheres precisam conquistar cada vez mais espaços. A gente vê a mudança nos fóruns, nos locais de trabalho, no serviço público, no ambiente privado. As mulheres cada vez mais conquistando espaços, não obstante a dupla ou tripla jornada a que se submetem”, observou.
 
Lígia Saito 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

15 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Novos serviços para proprietários de veículos em MT trarão mais agilidade e economia

by Almanaque Cuyabá 15 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Dois novos serviços de atendimento online estão disponíveis aos condutores e proprietários de veículos em Mato Grosso: a transferência de veículos e a indicação de quem era o real condutor em infrações de trânsito. As inovações foram apresentadas pelo Governo de Mato Grosso na manhã desta sexta-feira (15.03), no Palácio Paiaguás, e tem por objetivo facilitar e trazer comodidade aos cidadãos. 

Um dos serviços apresentados, a transferência de veículos, está disponível há um mês pelo aplicativo MT Cidadão e possibilita ao vendedor e ao comprador a validação do processo de compra  em um só lugar, reduzindo o tempo de realização da transferência. 
 

“O Governo de Mato Grosso tem feito um esforço grande para transformar muitos serviços que eram feitos de forma física para a forma eletrônica. Estas tecnologias são fundamentais porque elas criam facilidades para o cidadão e torna o governo mais eficiente, pois conseguimos prestar esse serviço de forma online nas diversas regiões do Estado sem que o cidadão precise, muitas vezes, sair da sua própria casa”, destacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. 

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, ressaltou que os serviços apresentados nesta sexta-feira vão, além de tirar a burocracia durante todo o processo, diminuir custos diretos para o cidadão. Na transferência de veículos, por exemplo, a economia será de cerca de R$ 150 reais. Ele pontuou que atualmente o Governo de Mato Grosso tem aproximadamente 160 serviços totalmente digitais, com meta de aumentar este escopo. 
 

Segundo o secretário, a segurança e a validade jurídica são feitas pelo Certificado MT.id, do Governo de Mato Grosso. Somente a vistoria continua sendo feita de forma presencial.  “Queremos facilitar a vida do cidadão, dando mais tranquilidade e segurança ao acessar os serviços do Estado. No caso da transferência de veículos, o processo fica muito mais dinâmico porque o contribuinte vai poder fazer uma transferência da casa dele e um comprador da casa dele, mesmo se um dos interessados estiver em outro Estado ou em outro país. Tudo isso sem a necessidade de se deslocar a um cartório, pegar o trânsito, combustível, entre outros trâmites”, frisou Basílio. 

Conforme o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Gustavo Vasconcelos, todos os serviços digitais lançados pelo Governo são feitos para que o cidadão tenha toda segurança ao usá-los. 
 

“Nós temos trabalhado para expandir os serviços digitais para a população, tal qual praticamente o cidadão não precise sair de casa, como o governador Mauro Mendes sempre nos pediu. Hoje o Detran tem foco na digitalização e investimento em tecnologia para que o cidadão tenha mais comodidade e agilidade”, disse Vasconcelos. 

O diretor-presidente da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), Cleberson Antônio Sávio Gomes, contou que o Governo tem buscado o que há de melhor de tecnologia no mundo para facilitar a vida da população do Estado. “Estamos antenados em tudo o que tem de melhor no mercado para aprimorar os serviços e ter mais eficiência no atendimento ao mato-grossense”, falou Cleberson. 
 

Outro serviço online apresentado é o Real Condutor, que entrará em funcionamento nos próximos dias. Por meio dele, o proprietário do veículo poderá informar quem estava dirigindo ou conduzindo o veículo/motocicleta em casos de acidentes de trânsito e solicitar a transferência de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Até então, o proprietário precisava se deslocar até um dos postos de atendimento do Detran-MT ou enviar um formulário pelos Correios para a autarquia. 

Esse serviço estará disponível apenas entre pessoas físicas e em casos em que a infração não teve abordagem de um agente de fiscalização do trânsito. O proprietário do veículo e o condutor/motorista precisam ter a CNH Digital. A oferta deste novo atendimento online foi possibilitada pela adesão do Detran-MT aos serviços disponíveis no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). 
 

Também estiveram presentes no evento o vice-governador Otaviano Pivetta, o senador Wellington Fagundes, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas (Seplag), Sandro Luís Brandão Campos, e o diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT,  Alessandro Alencar de Andrade.

Fonte: Governo MT – MT

15 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Operação Lei Seca prende 12 condutores e recupera veículo roubado em Cuiabá

by Almanaque Cuyabá 15 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
Operação Lei Seca que ocorreu na noite desta quinta-feira (14.03), na Avenida Carmindo de Campos, em Cuiabá, resultou na prisão de 12 pessoas e na recuperação de um Chevrolet Onix roubado.

O veículo foi abordado pela equipe de fiscalização, que, durante a ação, percebeu irregularidades na placa. Os agentes, então, descobriram que o carro havia sido roubado dias antes. O condutor foi detido e autuado em flagrante pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador veicular.

Já das prisões realizadas, 10 foram por crime de embriaguez ao volante, sendo que duas pessoas receberam agravante de não possuir habilitação. Houve também a prisão de um motorista por desacato, além do condutor do veículo roubado.

Ainda na operação, foram confeccionadas 90 multas de trânsito, sendo 33 por conduzir veículo sob efeito de álcool, 17 por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, 13 por conduzir veículo sem habilitação, sete por recusa do teste de alcoolemia e 20 por infrações diversas. 

No total foram fiscalizados 179 veículos, autuados 66 e removidos 52, sendo 43 carros e nove motos. Também foram submetidos ao teste de alcoolemia, 188 condutores. 

A operação Lei Seca é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-MT). 

A ação contou com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). 

Fonte: Governo MT – MT

15 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Deputados aprovam PL que trata da cooperação do Executivo com os serviços sociais autônomos

by Almanaque Cuyabá 15 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram em segunda votação, durante sessão ordinária, o Projeto de Lei 32/2024, de autoria do Executivo, que altera a Lei nº 10.888, de 21 de maio de 2019, que “dispõe sobre a cooperação para implementação e execução de programas e ações de interesse público entre a Administração Pública Estadual e os serviços sociais autônomos”.

No artigo 1º fica acrescido o inciso III ao artigo 3º da Lei 10.888, de maio de 2019, com a seguinte redação: “aporte de recursos ao serviço social autônomo cooperante para custeio de programas e ações de interesses recíproco nos termos definidos no instrumento firmado”. O artigo 2º, o PL 32/2024 altera o parágrafo 2º do artigo 3º da Lei 10.888, que fica com a seguinte redação: “na hipótese prevista no inciso III, a implementação da cooperação de que trata esta lei poderá contemplar a transferência de recursos da Administração Pública Estadual para o serviço social autônomo”.

O governo cita – em justificativa — que o projeto visa aprimorar a Lei 10.888, de maio de 2019, com nova possibilidade de implementação da referida cooperação, com o aporte de recursos ao serviço social autônomo, bem como, possibilitar, na referida hipótese, a possibilidade de transferência de recursos. “O intuito do projeto é viabilizar a parceria entre o estado e as entidades pertencentes ao serviço social autônomo, categoria de grande relevância social, visto que atuam de modo a prover os serviços de interesse público aos cidadãos mato-grossenses”.

Conforme o governo, “a iniciativa está em consonância com os preceitos fundamentais consagrados na Constituição Federal e na Constituição do Estado de Mato Grosso, notadamente no que se refere a busca da eficiência na administração pública e a descentralização das ações governamentais em prol do desenvolvimento local”.

A Lei 10.888, de maio de 2019, divide as entidades de serviços sociais autônomos em dois grupos. O primeiro é formado pelas empresas do “Sistema S”: Sesi, Senai, Sebrae, Sesc, Senac, Senar, Senat, Sest e Sescoop. O segundo grupo são entidades criadas pelo Poder Executivo que prestam serviços de saúde, educação e outros.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

15 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Vítimas se sentem acolhidas e efetuam denúncias durante peça teatral

by Almanaque Cuyabá 15 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá

Emocionadas e tocadas com a mensagem repassada pela peça “Inocente Pétalas Roubadas” do projeto Prevenção Começa na Escola, crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual têm pedido socorro ao final de cada apresentação. Em São José do Povo, em uma plateia de aproximadamente 120 alunos com idades entre 10 e 14 anos, cinco meninas não se contiveram e choraram durante toda a peça. O fato chamou a atenção dos integrantes da Rede de Proteção, que imediatamente realizaram o atendimento. 

Segundo o coordenador do projeto Prevenção Começa na Escola, procurador de Justiça Paulo Roberto Jorge do Prado, em cada apresentação da peça são registradas, em média, quatro denúncias. Desde o dia 19 de fevereiro, já foram realizadas apresentações em 20 municípios. “Esta semana passamos por Alto Araguaia, Alto Garças, Pedra Preta, São José do Povo e Guiratinga. Na segunda-feira teremos apresentações em Poxoréu e na terca-feira encerraremos esta etapa em Primavera do Leste”, destacou o procurador de Justiça.

Segundo ele, a peça teatral tem provocado reações entre as crianças e adolescentes. “Na maioria dos relatos, a comunidade escolar não tinha conhecimento do que estava ocorrendo. O projeto tem demonstrado que precisamos fortalecer cada vez mais a rede de proteção”, afirmou.

Em Alto Araguaia, o promotor de Justiça Frederico Cesar Batista Ribeiro destacou o quanto a peça mexeu com as crianças. “Elas se emocionaram em alguns momentos, ‘compraram’ a dor da Rosa e de uma forma lúdica entenderam a mensagem, que é o combate à exploração e ao abuso sexual infantil, uma das nossas missões enquanto promotores da infância. Foi um evento simplesmente fantástico, tanto que até houve casos que logo após o espetáculo já foram denunciados aqui, no próprio auditório”, relatou.

No município de Alto Garças, o promotor de Justiça Elton Oliveira Amaral também comentou sobre o resultado da iniciativa. “Tenho certeza que os frutos dessa peça serão colhidos imediatamente e também em um futuro próximo, quando poderemos retirar, com base nas denúncias, os nossos pequenos que enfrentam essas situações de perigo dentro das suas casas”, afirmou.

A promotora de Justiça substituta em Pedra Preta, Ana Flávia de Assis Ribeiro, enfatizou a forma como temas sensíveis são trabalhados na peça Inocentes Pétalas Roubadas. “A forma de abordagem que os atores trazem para as crianças é leve, mas, ao mesmo tempo traz características do que infelizmente acontece em muitas cidades. Acredito que estamos dando um passo importante no combate ao abuso sexual, exploração infantil e que teremos resultados”.

Em São José do Povo, a promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower também destacou a relevância da iniciativa. “A ideia do Projeto Prevenção Começa na Escola é maravilhosa. São mensagens importantes que atingem o coração das crianças de forma natural, garantindo que elas prestem atenção e que não se esqueçam da mensagem que estamos passando de autocuidado, de cuidado com a escola e também de entender que elas não estão sozinhas e que nós somos por elas”, acrescentou.

No município de Guiratinga, a promotora de Justiça Grasielle Beatriz Galvão também fez uma avaliação positiva do projeto. “Foi maravilhoso, as crianças gostaram e interagiram bastante. Faz muito tempo que eu queria ter essa oportunidade de trazer esse tema para as crianças, mas eu não sabia como, porque tem que ser uma abordagem diferenciada, mais leve e mais lúdica. Essa foi a oportunidade das crianças receberem essa mensagem tão importante, tanto as crianças do município de Tesouro, quanto as crianças do município de Guiratinga. Tenho certeza que foi muito válido e que todos gostaram”.

Veja o que outros integrantes da Rede de Proteção disseram sobre o Prevenção Começa na Escola 

Professora Kátia Simone – Alto Araguaia 

“Eu já estou há 25 anos na educação aqui de Alto Araguaia e não me lembro de ter visto um evento assim tão entusiasmante e que chamou tanto a atenção, não só das crianças como de todos os professores. A didática foi maravilhosa, foi um conteúdo que soube explorar a inocência das nossas crianças. Tenho certeza que elas entenderam a mensagem e vão passar para outras pessoas em casa e aos coleguinhas que não estiveram aqui”.

Capitão PM Murilo – Alto Araguaia 

“É uma ação fundamental para que nós possamos cultivar essa aproximação das instituições com a população. As crianças precisam ser influenciadas e o papel do MP, nesse caso, é fundamental. Essas crianças precisam entender que podem confiar nas instituições e nós estamos aqui para isso, para garantir a segurança e a integridade delas”.

Professor e diretor Adão Pereira de Oliveira – Ponte Branca 

“Foi lúdico e muito esclarecedor. Acredito que várias pessoas que acompanharam a apresentação não possuíam esse conhecimento, que foi repassado de forma clara. Muitas crianças se emocionaram, demonstrando que realmente entenderam a peça”.

Eva Carvalho, professora e secretária municipal de Educação em Alto Araguaia

“Da forma como o assunto foi trabalhado, com uma linguagem mais próxima das crianças, elas aprendem mais. É um tema muito importante e todos temos responsabilidades em combatê-lo. O enfrentamento ao abuso sexual contra crianças tem que ser uma preocupação de toda a sociedade”.

Milena Gonçalves, coordenadora pedagógica do município de Araguainha 

“Foi uma peça maravilhosa. As crianças se sentiram acolhidas pela forma em que a mensagem foi trabalhada e esse aconchego da peça faz com que elas tenham condições de expor tudo o que guardam dentro de si mesmas. Nós precisamos ter um olhar bem atento para as nossas escolas, nossos alunos e trabalhar mais esse tema”.

Sandra Mosquin, conselheira tutelar em Alto Garças 

“Gostamos muito da peça, achamos que foi um trabalho excelente com as crianças. O tema foi tratado de forma lúdica e as crianças conseguiram entender a mensagem e ficaram encantadas”.

Vania Abreu, secretária municipal de Educação de Alto Garças 

“O teatro condiz com a nossa realidade, foi uma peça muito real, impactou bastante algumas crianças. Eu agradeço o Ministério Público por essa iniciativa, precisamos dessa parceria. As crianças entenderam a mensagem e várias choraram pedindo socorro. Esse foi o pontapé inicial e tenho certeza que colheremos bons frutos com essa peça”.

2ª Sargento Jussan, da Polícia Militar de Alto Garças 

“Foi um momento prazeroso e valeu muito a pena. Nós vimos que foi repassada uma informação muito importante para as crianças em uma linguagem que, com certeza, elas entenderam. O projeto também possibilitou o fortalecimento da rede de proteção aqui em Alto Garças”.

Marcela Sperandio, psicóloga do CRAS em Alto Garças 

“Foi uma manhã muito rica para nós. Nós, enquanto equipe técnica do CRAS, aprendemos que devemos encontrar uma linguagem que venha ao encontro das idades das crianças. Através do teatro, o tema foi abordado de forma lúdica, leve e muito clara. Tenho certeza que a peça deixou frutos”.

Angelita Amorim, vice-prefeita de Alto Garças 

“É muito importante essa parceria com o Ministério Público. O poder público precisa reunir forças para enfrentar esse problema tão sério. Aqui, hoje, a peça apresentada para as nossas crianças foi de grande valia, um momento único, um momento especial. Precisamos cuidar das nossas crianças, nossa cidade é pequena, mas já tivemos alguns casos que repercutiram em nosso município. Essas crianças precisam ser abraçadas, precisam ser protegidas e nós gestores estamos aqui para isso”.

Tatiana Antunes, secretária municipal de Assistência Social em Pedra Preta 

“A peça usou uma linguagem lúdica e muito acessível para as nossas crianças. Eu tenho certeza que a mensagem ficou e vai ser muito válida para a nossa comunidade”.

Vilmar Gregório Garcia, secretário municipal de Educação em Pedra Preta

“É uma ação muito positiva, trabalhar através do lúdico, levar a mensagem preventiva para que nossos alunos possam ser parceiros dos pais e dos professores para contar e falar das suas ansiedades. Essa é uma ação relevante que traz benefícios para a população do Estado de Mato Grosso”.

Pastor Isaias Dias – São José do Povo

“Penso que ações como esta deveriam acontecer mais vezes em todo o estado, em cada cidade. Isso aqui foi uma alerta para todas as famílias, para todas as pessoas que estão cuidando de crianças. O teatro foi maravilhoso e vai mudar muita coisa aqui na nossa cidade”.

Maria das Graças, juíza de Direito da Infância e Juventude na comarca de Rondonópolis 

“Essa é a segunda ou a terceira vez que eu acompanho as apresentações do Projeto Prevenção Começa na Escola. Eu gostei demais, acho que isso é muito necessário. As nossas crianças, adolescentes e professores precisam saber onde e para quem recorrer  quando tem conhecimento de uma situação como essa. Todos os temas que foram trabalhados aqui dizem respeito à educação”.

Maria Aparecida de Jesus, Primeira-dama de São José do Povo e secretária de Assistência Social 

“O Ministério Público está de parabéns! As crianças gostaram, aplaudiram, vibraram e, principalmente, entenderam a mensagem que foi repassada. Obrigada de coração”.

Subtenente Cabral – PM de São José do Povo 

“Essa apresentação veio agregar, foi um momento ímpar e inédito para as crianças. São José do Povo é uma cidade pequena e as crianças não têm muitas opções de lazer e cultura”.

Fátima Martine, vice-prefeita e secretária municipal de Educação em Guiratinga 

“Tudo isso que está acontecendo dentro de nosso estado é da maior importância para que a gente realmente fortaleça a rede de proteção às crianças. O teatro é uma maneira fácil, lúdica para que as crianças realmente entendam o intuito de se protegerem.”

Fonte: Ministério Público MT – MT

15 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
TESTE ANCORA

Poder Judiciário de Mato Grosso

by Almanaque Cuyabá 15 de março de 2024
written by Almanaque Cuyabá
A administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso já realizou serviços de manutenção e conservação predial em 23 fóruns do interior do estado este ano, por meio do trabalho da Coordenadoria de Infraestrutura nas comarcas.
 
Diversos serviços foram realizados pelas equipes nas unidades judiciárias, com o objetivo de conservar o patrimônio público, gerar melhorias no ambiente de trabalho para servidores e magistrados e garantir qualidade no atendimento ao público.
 
“A manutenção predial garante que não seja interrompida a prestação jurisdicional. Evita a deterioração do patrimônio público, dá melhores condições de trabalho aos servidores, proporcionando uma rede lógica firme, consistente, ambientes arejados, sem infiltrações, goteiras, sem risco de colapso da rede lógica e elétrica, e garantindo que o serviço não seja interrompido de forma alguma”, destaca o coordenador de infraestrutura do TJMT, Roberto Cyriaco.
 
Das 23 intervenções realizadas em 2024, nove já estão concluídas e 14 estão previstas para serem finalizadas entre março e abril deste ano.
 
Confira o que foi feito em cada comarca:
 
Mirassol D’Oeste – Reparos na Cobertura e das estruturas metálicas, adequação de captação de água pluvial, troca de esquadrias e pintura externa.
 
Vila Bela da Santíssima Trindade – Remanejamento de condensadoras de ar, novo reservatório, recuperação de esquadrias e pintura externa.
 
Feliz Natal – Instalação de peças de calhas, rufos e pingadeiras na cobertura, substituição de janelas metálicas por de alumínio (incluindo contra marco e pingadeira), troca geral das instalações elétricas e cabeamento estruturado, execução de calçada e pavimento externo, execução de muro de divisa e pintura geral.
 
Lucas do Rio Verde – Vedação e instalação de peças de calhas, rufos e pingadeiras na cobertura.
 
Sinop – Alteração de layout em alguns ambientes internos (incluindo instalações elétricas e cabeamento estruturado), substituição da antiga cisterna por novo reservatório de água, reparos e substituição de válvulas, conexões, bacias e lavatórios das instalações hidráulicas, instalação de nova iluminação externa do pátio.
 
Sorriso – Alteração de layout em alguns ambientes internos (incluindo instalações elétricas e cabeamento estruturado), troca parcial de esquadrias (janelas e instalação de novas portas), substituição de caixa d’água metálica por uma nova estrutura, instalação de calhas de captação de água pluvial na cobertura e pintura parcial.
 
Terra Nova do Norte – Substituição da cobertura por uma nova estrutura, incluindo platibanda, telhas, calhas, rufos e pingadeiras, troca geral das instalações elétricas e cabeamento estruturado, reparos e substituição de válvulas, conexões, bacias e lavatórios das instalações hidráulicas e pintura geral.
 
Nova Monte Verde – Troca geral das instalações elétricas e cabeamento estruturado, reparos e substituição de válvulas, conexões, bacias e lavatórios das instalações hidráulicas, substituição de janelas metálicas por de alumínio (incluindo contra marco e pingadeira), troca de piso cerâmico por porcelanato, substituição do forro em PVA por gesso acartonado e pintura geral.
 
Matupá – Ampliação e cobertura da garagem.
 
Arenápolis – Substituição da cobertura por uma nova estrutura, incluindo platibanda, telhas, calhas, rufos e pingadeiras, reparos nas instalações hidrossanitárias válvulas e conexões, pintura de piso e pintura geral interna e externa.
 
Diamantino – Instalação de peças de calhas, rufos e pingadeiras na cobertura.
 
Nortelândia – Troca da cobertura, instalações hidrossanitárias, elétrica, lógica, adequação dos banheiros, acessibilidade, instalação de esquadrias, troca do piso e pintura geral.
 
Rosário Oeste – Instalação de peças de calhas, rufos e pingadeiras na cobertura, substituição de placas de forro danificadas e pintura parcial.
 
Campo Novo do Parecis – Troca da cobertura, instalações hidrossanitárias, elétrica, lógica, adequação dos banheiros, acessibilidade, instalação de esquadrias, troca do piso e pintura geral.
 
Pedra Preta – Reforma do Átrio, adequações dos sanitários, instalações hidráulicas, instalações elétricas e de lógica, troca de piso e esquadrias e pintura interna.
 
Itiquira – Reparos na cobertura, instalação de plataformas metálicas na cobertura, adequação do sistema de captação de água pluvial, reparo das instalações elétricas e troca parcial de forro.
 
Juscimeira – Troca da cobertura.
 
Dom Aquino – Troca da cobertura do depósito, ampliação da Sala de Guarda, alteração de layout da copa, sanitários públicos e para pessoas com deficiência.
 
Novo São Joaquim – Troca da cobertura, adequação e reparo das instalações elétricas de lógica e hidrossanitárias, troca das esquadrias, acessibilidade, layout e pintura geral.
 
Campinápolis – Troca da cobertura, adequação e reparo das instalações elétricas de lógica e hidrossanitárias, troca das esquadrias, acessibilidade, layout e pintura geral.
 
Juína – Reforma do depósito, reparos na cobertura, adequação e reparo das instalações elétricas de lógica e hidrossanitárias, troca de piso, adequação de layout, troca parcial de esquadrias e pintura interna.
 
Porto dos Gaúchos – Instalação de sistema de drenagem do estacionamento, substituição de piso do hall de entrada, execução de calçada e pavimento externo do pátio e estacionamento.
 
Ribeirão Cascalheira – Reparos na cobertura e adequação das instalações elétricas.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto horizontal colorida da fachada do Fórum de Feliz Natal. O prédio é cinza, de um andar só, com colunas brancas na entrada, palmeiras na frente, calçada e pedregulhos.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
[email protected]
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

15 de março de 2024 0 comments
0 FacebookTwitterPinterestEmail
Newer Posts
Older Posts
Facebook Twitter Instagram Youtube Email Whatsapp

Posts recentes

  • Quem produziu a primeira geladeira no Brasil?
  • Escalada no Líbano
  • Governo propõe salário mínimo de R$ 1.630 em 2026
  • Ponte de João Gomes e a ladeira da fé cuiabana
  • Racha, isolamento e fora do páreo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • Email
  • Whatsapp

@2026 - Todos os direitos reservados Almanaque Cuiaba

Almanaque Cuiabá – Conteúdo de interesse permanente
  • Home
  • Leitura Express
  • Acervo Histórico
  • Cuiabanidade
  • Arquivo BR
  • PhotographYas
  • Toda Palavra
  • A Revista
  • Contato
  • Loja

Shopping Cart

Close
No products in the cart.
Close