Avenida Getúlio Vargas

Antigo Belo Largo, Rua Larga e Avenida Murtinho, a atual Avenida Getúlio Vargas foi construída pelo interventor Júlio Strubing Müller, que desapropriou várias casas para lhe dar a extensão que, até então, começava na esquina da Praça Alencastro e terminava na Rua Comandante Costa. Recebeu o nome de Avenida Murtinho, em homenagem ao cuiabano Manoel José Murtinho, o primeiro presidente do Estado de Mato Grosso e Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Bem articulado e com bom trânsito junto ao padrinho-político Getúlio Vargas,  o interventor Júlio Müller fez lançamento e inauguração de várias obras na cidade, entre elas, esta avenida que passou a ter o nome do presidente da República.

A imagem acima é retratada a partir do prédio onde funcionou a antiga Secretaria-Geral e que abriga atualmente o Arquivo Público de Mato Grosso. Aos fundos, se vê uma das torres da Igreja Matriz, antes de ser demolida em 1968.

Photographia é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima. As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *