O Beco Cabo Agostinho tem início no antigo “Larguinho”, nome atribuído à bifurcação da rua Ricardo Franco com o Beco Torto (atualmente Rua 21 de Abril), seguindo em direção à rua 7 de Setembro. O nome do beco homenageia o Cabo Agostinho, que, conforme relata o livro Ruas de Cuiabá, de Rubens de Mendonça, foi um dos responsáveis pelo serviço de correios entre Cuiabá e a Corte. A informação foi compartilhada pelo professor Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira, um renomado intelectual cuiabano, autor da letra do Hino a Cuiabá, composto em 1962. A figura do Cabo Agostinho, inserida na história do serviço postal e na vida cotidiana da cidade, perpetuou-se no nome deste beco, que, ao longo do tempo, tornou-se um marco da memória urbana de Cuiabá.
Photographias é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima.
As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.
(texto adaptado/Cuiabá da tchapa e da cruz/Tenuta, José Augusto e Ruas de Cuiaba/Mendonça, Rubens de).