Clinio Moura

Ceramista e marinheiro, é um dos mais celebrados artistas da comunidade ribeirinha de São Gonçalo, em Cuiabá. Desde criança, Clinio Moura (Várzea Grande-MT,1928), viveu entre artesãos que faziam trabalhos manuais, cada um usando técnicas conforme seus gostos peculiares, em que retratavam suas alegrias e tristezas. Na mocidade tornou-se marinheiro, subindo e descendo o rio Cuiabá, andando nas lanchas que transportavam os produtos da região.

Em um destes percursos conheceu Binina Moraes, artesã com quem se casou. Com ela aprendeu a arte de manusear argila, transformando-a em peças originais, nas quais caracteriza sua família. Passou então a ensinar a seus filhos vivendo todos, até hoje, da renda do artesanato, ao tempo que contribuem para a cultura de Mato Grosso e sobretudo para a cultura cuiabana.

A produção é marcada, sobretudo, pela religiosidade da família, expressada em representações de santos. Clinio participou da mostra coletiva “Santeiros e imaginários”, em 1977, no Paço das Artes, em São Paulo. Também fez parte do projeto “Panorama das artes plásticas em Mato Grosso no século XX”, realizada de 17 de dezembro de 2003 a 17 de janeiro de 2004, no Studio Centro Histórico, em Cuiabá.

Andre Santana

Andre Santana

André Garcia Santana, 30 anos, reside em Cuiabá desde 2012. Estudou jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é, atualmente, assessor de imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *