Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
page
product

De onde vem a origem do nome Cuiabá?

Segundo carta-relatório datada de 16 de setembro de 1741, redigida pelo padre jesuíta Agostinho Castanares ao Adelantado paraguaio Don Rafael de La Moneda, o nome “Cuiabá” tem origem no topónimo guarani “Cuyaverá”, denominação pela qual era conhecido o rio Cuiabá.

Este termo, por sua vez, deriva de “Kyyaverá”, palavra guarani que significa “Lontra Brilhante”. A designação está relacionada à abundância de lontras e ariranhas que habitavam a região, especialmente ao longo do rio Cuiabá. Com as suas pelagens sedosas e molhadas, estes animais refletiam intensamente a luz do sol, originando assim a expressão “Lontra Brilhante” — Kyyaverá.

Presume-se que o nome tenha sido atribuído pelos índios Paiaguás, que falavam a língua guarani.

Nota: “Adelantado” era um título atribuído a funcionários do Reino, com autoridade judicial e administrativa sobre determinados territórios.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De onde vem a origem do nome Cuiabá?

Você não pode copiar conteúdo desta página