Desembargadora Clarice Claudino é homenageada na Câmara Municipal de Cuiabá pelo Dia da Mulher

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, foi homenageada nessa quarta-feira (6 de março) em sessão solene da Câmara Municipal de Cuiabá, em virtude do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
 
A desembargadora-presidente recebeu moção de aplausos, assim como outras 120 homenageadas, e foi fortemente aplaudida e reverenciada pelo seu papel de relevância no Poder Judiciário de Mato Grosso, ao longo de toda a sua trajetória na magistratura até chegar ao mais alto cargo na Corte Estadual de Justiça.
 
Ela compôs a mesa de honra e presidiu a sessão no momento em que a vereadora Michely Alencar, autora da iniciativa, entregava as moções às homenageadas.
 
Em seu pronunciamento, a presidente do TJMT enalteceu a importância das mulheres precursoras do Poder Judiciário de Mato Grosso, como a primeira juíza, primeira desembargadora e primeira mulher a presidir o Tribunal, Shelma Lombardi de Kato, que recebeu uma salva de palmas na sessão solene, e a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, que foi a segunda desembargadora do TJMT, primeira e única mulher a compor a Corte pelo quinto constitucional e também foi presidente no biênio anterior à atual gestão.
 
“Recebo essa homenagem com muita alegria e a compartilho com todas as mulheres que trabalham muito e fazem a diferença na vida de muitas pessoas. Dedico também a todas as mulheres que ainda não estão no mercado de trabalho, não estão naqueles postos que elas gostariam, mas que esses momentos em que nós estamos vivendo e dedicando a elas sirvam de incentivo, força e coragem”.
 
A data também foi especial para a presidente em âmbito pessoal, pois neste 6 de março ela comemora 15 anos de desembargo, relembrando o período em que chegou a um tribunal que só tinha duas mulheres desembargadoras e assim permaneceu por vários anos, até chegar ao que é hoje, com 11 mulheres desembargadoras e 117 juízas.
 
A vereadora Michely Alencar explicou que foram escolhidas mulheres de diversos setores da sociedade que possuem representatividade e que fazem a diferença em sua área de atuação. Ela destacou a importância de convidar a presidente Clarice Claudino para este momento especial.
 
Essa homenagem, para mim, é o ápice do meu trabalho como vereadora, representante feminina nesta Casa de Leis. Nós selecionamos nomes de mulheres que fazem a diferença no nicho em que atuam. Quando fizemos o convite para a nossa presidente do Tribunal de Justiça, é porque ela representa essa imagem de força, resistência e, acima de tudo, a imagem da coragem da mulher de não desistir na caminhada. Ela é a representatividade que é possível para nós ocuparmos esses espaços de poder e sermos essa voz de direção para a nossa sociedade”, afirmou.
 
A juíza Amini Haddad Campos, da Vara de Execução Fiscal de Cuiabá, também recebeu a moção de aplausos e compôs a mesa de autoridades da solenidade.
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *