Igreja Nossa Senhora Auxiliadora

A Igreja Nossa Senhora Auxiliadora foi construída por decisão do padre Francisco de Aquino Correa, em 1912, por ocasião da necessidade de um ambiente maior para a vivencia religiosa dos alunos e dos Salesianos do antigo Liceu São Gonçalo. A pedra fundamental foi colocada no dia 24 de maio do mesmo ano. Em 1919, no bicentenário de Cuiabá e do jubileu de prata da chegada dos Salesianos, foi coroada a imagem da Virgem Auxiliadora por dom Angelo Scarpardini.

Em 1929, sob tijolos maciços, foi inaugurada sem estar finalizada, mas ganhou a torre somente nos anos 1959 e 60 pelo arquiteto Vicente Calábria, cujo cume possui saída para um pequeno terraço de onde se pode contemplar o panorama da Prainha, do Rio Cuiabá e do Centro histórico da cidade.

No final da década de 1980 houve reforma interna do Santuário, com o objetivo de adaptá-lo às reformas litúrgicas do Concílio Vaticano II. No período de 2008 a 2012, finalmente foi realizada a reforma total por iniciativa do Padre Wagner Galvão.

O Templo é o único da cidade construído em estilo neogótico que possui abóbadas de aresta. A Igreja tornou-se um grande Centro de peregrinações marianas, para ela acorrendo os fiéis nas rezas do terço, na coroação de Nossa Senhora e nas solenidades marcadamente marianas.

 

Photographia

é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima. As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *