Nascido em Barão de Melgaço, Ivan Belém chegou a Cuiabá com a família, ainda recém-nascido. Fixou-se no bairro da Lixeira, onde, durante a infância que conheceu o teatro, de forma improvisada no quintal dos vizinhos. Na adolescência, entrou para o grupo de teatro do SESI, dirigido por Camilo Ramos dos Santos. Mais tarde fundou o Grupo Gambiarra, dedicando-se ao teatro infantil.
Em sua segunda formação o Gambiarra passou a ter uma orientação mais política e tornou-se o primeiro grupo de Teatro de rua de Mato Grosso. O grupo se dissolveu e Ivan passou a formar dupla com Liu Arruda, atuando em bares, quintais e outros espaços alternativos. Assim surgiram as primeiras comadres do teatro mato-grossense: Nhara e Creonice. Surgia ali um gênero de comédia com identidade genuinamente cuiabana.
A partir de 1999 retomou as funções acadêmicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), como pesquisador. Graduado em História, fez mestrado e doutorado em Educação. Publicou ainda dois livros: “A Baía de Tchá Mariana: Mitopoéticas Africana e Pantaneira nos círculos de aprendizagens ambientais” e “Liu Arruda: a Travessia de um Bufão”. Além do teatro, atua também em circo, vídeo, rádio, TV e cinema.