Jonas Barros

Artista autodidata, desenhista e objetista, Jonas Ferreira Barros (Cuiabá-MT, 1967), antes de se dedicar às artes plásticas era também atleta. Sua primeira exposição acontece em 1986, quando participa do Salão Jovem Arte Mato-grossense. Representante da terceira geração de artistas plásticos mato-grossenses, participou, em 1993, do Salão Nacional Contemporâneo de Ribeirão Preto. Em 2000, passa a dedicar-se à interação com o ambiente urbano.

Nesse período, realiza a exposição “Grande Olhar 1 e 2”, na Estação Rodoviária e no Mercado Municipal de Cuiabá, a exposição “Artistas do Século”, no MACP, da UFMT, e o projeto “Arte em Trânsito”, também na Capital. Em 2003, representa o Brasil na exposição coletiva “El Amazonas”, no Museu Nazinale Di Castel Sant’angelo, em Roma, Itália. Mais recentemente, participa do “Circuito Cultural Lusófono”, do Palácio Cabral, em Lisboa.

Além desses eventos, Jonas acumula uma série de prêmios, bem como participou de outras mostras coletivas e individuais em diversos estados do Brasil e em outros países. Ao longo dos mais de 30 anos de carreira, é conhecido pela constante busca por inovação, utilizando, para isto, diferentes tipos, formatos e materiais para suas criações que podem apresentar elementos do desenho, foto e pintura em acrílico, por exemplo.

Andre Santana

Andre Santana

André Garcia Santana, 30 anos, reside em Cuiabá desde 2012. Estudou jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é, atualmente, assessor de imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *