Mari Bueno

A artista chegou ao norte de Mato Grosso aos três anos de idade, junto com sua família, que buscava melhores condições de vida. A memória afetiva da infância de Mari Bueno (Marechal Cândido Rondon – PR, 1971), principalmente os cheiros, as formas, as paisagens da região e os costumes dos moradores locais viriam a permear a iconografia de suas obras. Filha de uma artesã, começa a realizar suas primeiras exposições, de forma amadora, em 1992.

À época cursava Letras, se profissionalizando nas artes plásticas pela necessidade de dedicar-se exclusivamente à atividade. Suas telas retratam características da região amazônica, tendo como temas as questões indígena e ambiental, mostrando a fauna e flora. Além disso, a muralista contemporânea especializou-se em Arte Sacra, tendo pintado murais em igrejas de todo o Brasil.

As características de seu trabalho lhe garantiram participação em exposições em museus, galerias e salões da América, África e Europa e dos Estados Unidos. Dentre as mais de 20 premiações recebidas, destacam-se Menção Especial, Academia Anglo-italiana de Arte, Museu Chianciano, Siena, Itália, em 2012; e em 2013, Menção Especial na Bienal de Londres, Inglaterra, e Hour Concour na Carroussel do Louvre, na França.

Check Also

Wender Carlos

A paixão pela arte começou em 1992, aos 11 anos, no Ateliê Livre da Universidade …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *