Mari Bueno

A artista chegou ao norte de Mato Grosso aos três anos de idade, junto com sua família, que buscava melhores condições de vida. A memória afetiva da infância de Mari Bueno (Marechal Cândido Rondon – PR, 1971), principalmente os cheiros, as formas, as paisagens da região e os costumes dos moradores locais viriam a permear a iconografia de suas obras. Filha de uma artesã, começa a realizar suas primeiras exposições, de forma amadora, em 1992.

À época cursava Letras, se profissionalizando nas artes plásticas pela necessidade de dedicar-se exclusivamente à atividade. Suas telas retratam características da região amazônica, tendo como temas as questões indígena e ambiental, mostrando a fauna e flora. Além disso, a muralista contemporânea especializou-se em Arte Sacra, tendo pintado murais em igrejas de todo o Brasil.

As características de seu trabalho lhe garantiram participação em exposições em museus, galerias e salões da América, África e Europa e dos Estados Unidos. Dentre as mais de 20 premiações recebidas, destacam-se Menção Especial, Academia Anglo-italiana de Arte, Museu Chianciano, Siena, Itália, em 2012; e em 2013, Menção Especial na Bienal de Londres, Inglaterra, e Hour Concour na Carroussel do Louvre, na França.

Andre Santana

Andre Santana

André Garcia Santana, 30 anos, reside em Cuiabá desde 2012. Estudou jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é, atualmente, assessor de imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *