Ministro Barroso Filho, do Superior Tribunal Militar, grava programa na Escola da Magistratura

O ministro José Barroso Filho, do Superior Tribunal Militar (STM), é o entrevistado do 35º programa Explicando Direito, da Escola Superior da Magistratura (Esmagis) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
No bate-papo conduzido pelo juiz coordenador das atividades pedagógicas da Esmagis-MT, Antônio Veloso Peleja Júnior, foram abordados assuntos relativos à carreira da magistratura, à história de vida do convidado, sua visão de mundo e ponto de vista sobre diferentes assuntos atuais.
 
O ministro é professor doutor em educação, arte e história da cultura e defende os pilares da educação como a principal forma de mudar o mundo. Ele veio a Cuiabá para ministrar uma palestra sobre “Direito à segurança alimentar na primeira infância: a sua importância para o neurodesenvolvimento cognitivo”
 
Foi juiz de direito em Pernambuco e na Paraíba, tendo atuado na Infância e Juventude, também foi promotor de Justiça na Bahia, foi vice-presidente e corregedor da justiça militar da união, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), ministro ouvidor do STM e é membro titular da Academia Brasileira de Direito.
 
“Estar em Mato Grosso é estar em casa. O que me fez retornar é essa proposta de Mato Grosso que vai muito ao encontro do que eu penso de valorização da primeira infância. Mato Grosso está avançado nesta área, na preocupação com a primeira infância, e é importante a atuação do tribunal e da magistratura para capacitar, qualificar cada vez mais os magistrados de atuação, não só quem está no juizado da infância, mas que essa noção de cuidado possa se espraiar. O magistrado tem que ter vocação e é necessário ele ter uma formação, uma estrutura que o ampare, então é muito importante a atuação da Escola dando meios e possibilidades de atuação para que ele faça o melhor que ele possa ser”, salientou.
 
Ao longo da entrevista, o magistrado falou sobre a importância de se ter uma visão humanista na magistratura, buscando técnicas que tragam encaminhamentos para questões humanas.
 
A entrevista será divulgada no canal do YouTube do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto horizontal colorida do ministro José Barroso Filho e do juiz Antônio Peleja no estúdio da Esmagis. Ambos estão sentados em cadeiras de madeira, na diagonal, conversando. O ministro está à esquerda, com as pernas cruzadas, veste terno e calça cinza, está com as mãos cruzadas, tem cabelos grisalhos e usa óculos. À direita está o juiz da Esmagis com as mãos entrelaçadas, veste terno e calça azul marinho e olha para o entrevistado, de lado. Ele tem cabelos e barba grisalhos. Entre eles há um pequeno móvel de metal e vidro, livros, uma estátua da deusa Themis, acima uma TV onde é projetada a imagem da Esmagis, um letreiro escrito Esmagis e no chão um tapete.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *