Moacyr Freitas, obra com apelo no período provincial e colonial

Primeiro arquiteto e urbanista da cidade, Moacyr Freitas (Cuiabá – MT, 1930) muda-se para o Rio de Janeiro-RJ, em 1960, onde conclui a graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Brasil. É um dos responsáveis pelo projeto de construção da rodoviária de Cuiabá e teve grande participação na elaboração do conceito arquitetônico e urbanístico do Centro Político e Administrativo de Cuiabá (CPA).

Professor, historiador, escritor e artista plástico, Moacyr também assina o Marco Zero de Cuiabá. Dirigido por uma comissão especial criada pela Associação de Moradores do São Gonçalo Beira-Rio, o projeto referencia a região, considerada como o primeiro bairro da capital mato-grossense.

Além das obras arquitetônicas, ele é autor de vários livros que colaboram com o acervo iconográfico do Estado, uma vez que guardam registros de cenas dos períodos provincial e colonial. Entre suas contribuições, destaca-se o álbum Gravuras Cuiabanas, no qual registrou a história e os principais pontos de Cuiabá de antigamente. Foi ainda membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e docente aposentado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo contribuído para sua fundação, na década de 1970.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moacyr Freitas, obra com apelo no período provincial e colonial