Monumento Maria Mendes

Na Praça Sávio Brandão, em frente ao 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, na Avenida Lava Pés, se destaca uma estátua de uma mulher sentada sobre um punho com uma pomba. A homenageada, Maria Mendes, era uma escrava já idosa, que guardava um lenço cheio de moedas de prata entre os seios, que segundo ela, pretendia,  comprar a liberdade.

Maria juntava moedas cortando lenha para senhores e moradores de onde hoje é o bairro Duque de Caxias. A notícia de que ela carregava consigo o dinheiro se espalhou pela cidade, o que não demorou muito para ser assassinada por um escravo. No entanto, o homem não encontrou as moedas e contentou-se em roubar a lenha. Pouco depois, o criminoso foi descoberto e não se sabe o que aconteceu com o assassino.  Porém, a memória de Maria foi honrada em uma cruz, que foi levantada no lugar do crime, na Avenida Lava Pés. Anos depois, a cruz foi realocada para a praça e, mais tarde, a vítima ganhou uma estátua do artista Joilson Santana.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *