Lioniê Vitório, o Nico é formado em Artes pela Universidade de Cuiabá (Unic) e pós-graduado em Patrimônio Cultural. Começou a carreira de ator em 1986, no Grupo Ânima. Já Justino Astrevo de Aguiar, o Lau, é formado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduado em Planejamento e Gestão Cultural pela Unic. Autor, diretor e ator, iniciou a carreira em 1980, quando fundou a Cia Folhas Produções.
Em 1989, Vitório recebeu convite do diretor J. Astrevo para participar do espetáculo Último Baile de Verão de sua autoria. A parceria deu certo e desde então Lioniê e Astrevo passaram a atuar juntos em diversos espetáculos teatrais. Em 1995 recebem convite do Grupo Gazeta de Comunicação para participarem do programa Revista da Manhã. Lá criaram Nico e Lau, que comandavam o quadro Porteira Aberta.
Em 1996 levaram pela primeira vez os personagens aos palcos. O trabalho teve ótima repercussão e inaugurou uma série de espetáculos entre os anos 90 e 2000. Em 2003, comemorando oito anos de carreira, trouxeram a Cuiabá Chico Anysio. A dupla lançou ainda quatro CDs e, desde 2005, veiculam o programa MINUTO DO HUMOR na TV Centro América. O mesmo quadro roda desde 2007 na TV Morena, em Mato Grosso do Sul.