Judiciário participa de palestra sobre saúde mental

O Instituto Mario Cardi Filho, de Cuiabá, promoveu na noite dessa terça-feira (16 de janeiro) a palestra “Janeiro Branco – Reflexões de um palhaço e a saúde mental” e contou com a participação do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
A juíza Jaqueline Cherulli, da 1ª Turma Recursal, esteve presente na palestra e destacou a importância de abordar a questão da saúde mental para pessoas que trabalham no sistema de justiça.
 
“Reputo de primeira importância abordar esse tema porque todos nós, colaboradores, magistrados, servidores do Judiciário temos uma carga considerável de trabalho e de atividades. Ter esse cuidado em relação à saúde mental torna o ambiente melhor, a convivência melhor e é um cuidado que não podemos abrir mão. Sem saúde mental, não temos qualidade de vida, não temos qualidade no ambiente de trabalho”, refletiu a magistrada.
 
O presidente do instituto, Ussiel Tavares, explicou que o compromisso da instituição é atuar com as coisas relacionadas ao câncer, tanto na assistência jurídica a pessoas em vulnerabilidade social, quanto palestras, esclarecimentos, tratamentos e iniciativas de promoção da saúde.
 
“Acho que a saúde mental é uma grande preocupação para quem passa por esse momento difícil na vida. Você ter equilíbrio para enfrentar o tratamento da doença, se mantendo forte, é de fundamental importância. Sempre estaremos apoiando e participando dessas iniciativas que fazem o paciente mais forte para enfrentar isso”, destacou.
 
A palestra da noite foi conduzida pelo psicólogo Rafael Magalhães, que interpreta o palhaço e “preguiçólogo” Louquinho da Silva, em um contexto lúdico e descontraído para falar de temas importantes.
 
“Falamos sobre as questões da vida, que passamos no dia a dia e deixamos de cuidar. Falamos um pouco sobre qualidade de vida, alimentação, sono, problemas de relacionamento, das dificuldades da vida que acabam repercutindo na nossa saúde mental. Quando falamos de um jeito lúdico, é uma maneira mais leve de pensarmos, os adultos precisam resgatar isso, falamos de um tema pesado de uma forma leve”, pontuou o personagem.
 
O evento faz parte da campanha nacional “Janeiro Branco”, que busca trazer visibilidade para a importância dos cuidados com a saúde emocional.
 
A campanha também está sendo realizada no Poder Judiciário de Mato Grosso e a palestra que foi feita no Instituto Mario Cardi também será realizada para os servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no dia 30 de janeiro.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: foto horizontal colorida do auditório do Instituto Mario Cardi Filho onde está o público sentado em cadeiras pretas diante de bancadas de madeira e o personagem Louquinho da Silva em pé à frente falando em um microfone. .
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *