Assembleia Provincial de Mato Grosso

Situado na Rua Pedro Celestino, esquina com a Rua Campo Grande, o prédio que abrigou a Assembleia Provincial de Mato Grosso é um dos marcos da historia. Sua construção, datada de 1.776 teve inicialmente  a finalidade de armazenar materiais bélicos, chamado de Armazém Geral. Em 1835 foi transformado na sede da primeira Assembleia Legislativa Provincial de Mato Grosso que funcionou por mais de um século, de 1835 a 1937.
Foi neste prédio que a Assembleia aprovou a lei que declarou oficialmente Cuiabá como capital da Província de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835, treze anos após a Independência do Brasil. O local também abrigou as instalações do Tribunal Eleitoral, Delegacia de Polícia do Estado, Delegacia de Polícia Federal, Sistema Nacional de Emprego-SINE e o Cartório Eleitoral (50ª Zona).

Photographia é um projeto cultural de pesquisa da central de documentação de dados do Almanaque Cuyabá. A iniciativa visa resgatar imagens históricas da cidade homônima.
As ilustrações selecionadas nesta Categoria são, em sua grande maioria, de domínio público; outras, creditadas à fotógrafos, editores, colecionadores, instituições e a plataformas digitais congêneres.

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Você pode ler também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *