quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Cuiabanômetro

Themis Mato-grossense: Primeiro jornal de Cuiabá

Considerado genuinamente mato-grossense, o primeiro jornal do estado nasceu em Cuiabá e foi lançado no dia 14 de agosto de 1839. Chamado de Themis Mato-grossense. Com quatro páginas, era impresso em papel almaço, medindo 0,31 cm de altura por 0,21 cm de largura. As páginas eram divididas em duas colunas largas e o periódico circulava às quartas-feiras. O custo da assinatura anual era de 800 réis por trimestre. O exemplar avulso saía a 80 réis. Era destinado a transcrever e publicar apenas os atos oficiais da Província, mas, por divergências políticas e limitação orçamentária, teve vida curta, deixando de circular em 1840.

Antes disso, o jornal goiano Matutina Meyapontense circulava em todo o estado trazendo os atos do governo. A notícia da Independência do Brasil, em setembro de 1822, por exemplo, só foi noticiada aos cuiabanos em janeiro de 1823, quatro meses depois. De lá para cá, com a evolução da imprensa, histórias do cotidiano e de interesse público viraram manchetes.

Outros periódicos também integram a lista da primazia: Jornal “A Província de Matto-Grosso” – Em 1879 foi fundado, em Cuiabá, pelo capitão Joaquim José Rodrigues Calhão, periódico literário, noticioso e dedicado aos interesses da Província. Órgão político e partidário, defendia os postulados do Partido Liberal até a Proclamação da República, quando passou a denominar-se “O Matto-Grosso”.

No final do século XIX e início do século XX, Cuiabá foi berço de nascimento de vários jornais impressos, com destaque para o semanário “Primeiro de Março”, que teve como redator Amâncio Pulchério de França e sob a direção técnica de Pedro Moseller.  Era Impresso em tipo onze latino, com três colunas e circulação às quartas-feiras. A assinatura anual era de 10$000 (dez mil réis). A lista dos jornais lançados no mês  se completa: O Liberal, Éco de Cuiabá, A Lica, O Democrata, O Comércio e o Povo.

A rica trajetória da imprensa em Cuiabá nos meses de janeiro e fevereiro também é ilustrada por uma ampla gama de periódicos que desempenharam papéis importantes no registro e na disseminação de informações. Entre os títulos que marcaram presença, destacam-se A Voz da Verdade, O Cuiabano, O Pirilampo, A Brisa, Quinze de Novembro, Mato-Grosso, A Torcida, A Imprensa, O Lábaro, O Evolucionista, A Reação, O Reverbero, Correio da Semana, D’A Situação, O Tagarela, O Echo Cuiabano e Diário da Tarde, entre outros.

Esses jornais não apenas diversificaram a oferta de conteúdo na cidade, como também refletiram a pluralidade de opiniões, abordagens e estilos que caracterizaram a imprensa cuiabana, contribuindo para moldar o cenário político, social e cultural da época.

Verifique também

Azeite retirado de lambaris gerou energia em Cuiabá

No século XIX, caminhar pelas ruelas escuras de Cuiabá durante a noite era um desafio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página