quinta-feira, 12 de dezembro de 2024
Cuiabanômetro

Pesquisa revela que usuários estão satisfeitos com atendimento pelo formulário de atermação

O Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do Poder Judiciário de Mato Grosso realizou uma pesquisa para analisar como o formulário de atermação está sendo recebido pelo público.
 
A pesquisa de satisfação foi criada no intuito de saber como está o atendimento de atermação virtual, quais as dificuldades que as pessoas encontram na utilização da ferramenta, com o objetivo de melhorar o atendimento, tornando-o cada vez mais acessível a qualquer pessoa que deseje entrar com ação nos juizados especiais de Mato Grosso sem advogado.
 
91,7% dos participantes disseram que é fácil ou muito fácil responder o formulário eletrônico e 81,7% acreditam que teve o entendimento completo da
atermação eletrônica.
 
96,7% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a ferramenta eletrônica de atermação. Já para anexar os documentos, o valor é de 93,3% e 96,7% para o processo de assinatura da petição.
 
O tempo decorrido entre o preenchimento do formulário e o início do processo foi menos de uma semana para 41,7% e de uma semana para 20%. 88,3% dos participantes disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o tempo de resposta.
 
As notas 9 e 10 foram dadas para a recomendação da atermação eletrônica a um amigo ou parente. Algumas classificações para as notas que os participantes deram foram: agilidade, facilidade, rapidez, confiabilidade, justiça e praticidade.
 
As pessoas que responderam a pesquisa foram aquelas atendidas de maio até junho. A divulgação do resultado da pesquisa faz parte da programação da Semana Nacional de Juizados, realizada entre os dias 17 a 21 de junho.
 
Atermação – O formulário de atermação foi criado desde dezembro de 2024, e está disponível no portal do Tribunal de Justiça, onde as pessoas de qualquer lugar podem, de maneira muito prática e rápida, iniciar o processo de distribuição de uma ação judicial sem advogado.
 
Aqueles que tenham interesse em entrar com ação até vinte salários mínimos podem acessar o portal, incluindo um breve relato dos fatos de sua demanda, bem como documentos pessoais e comprobatórios relacionados à sua questão.
 
Este atendimento é direcionado ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) dos Juizados Especiais, que faz uma triagem do que pode ser resolvido de forma amigável, através de uma mediação. Depois desta etapa, não havendo acordo entre as partes envolvidas, é elaborada a ação judicial e sua distribuição. Nos atendimentos que não demandam audiência de mediação, é distribuída a ação judicial de imediato.
 
Desde dezembro, 565 pessoas já foram atendidas pelo Cejusc através do formulário virtual de atermação.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Verifique também

Ação integrada prende 4 homens por tentativa de homicídio e extorsão

Quatro homens foram presos durante ação integrada das Polícias Civil e Militar, na terça-feira (19.11), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *