Poder Judiciário de Mato Grosso

Para incentivar a doação de sangue, o projeto Verde Novo, do Judiciário mato-grossense, idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, participa com doação de 200 mudas de plantas nativas, da 5ª edição da Campanha Cuiabano de Sangue e Coração, uma parceria entre o MT-Hemocentro e a família Barralho, quinta e sexta-feira ( 4 e 5 de abril) na sede do órgão.
 
Conforme a engenheira florestal do Verde Novo, Rosiane Carnaíba, o projeto já é parceiro do Hemocentro. “Já fizemos outras ações aqui, e a distribuição de mudas também significa saúde, pois a OMS (Organização Mundial de Saúde) indica que devem ser plantados 12 metros quadrados, no mínimo, de arborização urbana para gente ter uma melhor saúde física e mental, então essa parceria que doa vida e recebe vida e hoje, a família inteira fez a campanha de doação de sangue e vai levar também sua muda”, ressaltou.
 
A família Borralho realiza a campanha há cinco anos. “Quando Cuiabá celebrou o aniversário de 300 anos, nós fomos homenageados como família pioneira na Capital e achamos por bem contribuir com esse ato altruísta, ajudar quem está lá na ponta precisando de sangue, que é o paciente”, explicou a coordenadora da campanha e servidora do Hemocentro, Silvana Borralho.
 
De acordo com a servidora, todo tipo de sangue é bem-vindo, visto que o estoque de sangue do Hemocentro precisa ser abastecido todos os dias. “Precisamos manter nosso estoque, pois atendemos todos os hospitais públicos de Cuiabá e atendemos toda rede do estado que fica nos municípios”.
 
Todas as pessoas que doarem sangue, também levaram para casa um brinde oferecido pela família Borralho e também muda de planta do programa Verde Novo, a exemplo de Sibel Paula França que doa sangue há mais de 4 anos. “Trabalho no laboratório do Hospital Metropolitano e sei o quanto as pessoas precisam da doação e avalio como uma boa ação do projeto entregar as mudas, pois doando sangue podemos salvar várias vidas e com as plantas a gente traz saúde para dentro de casa e para o meio ambiente também”, enfatizou.
 
O servidor público estadual, Andrico Xavier Moraes, tem deficiência auditiva e durante a doação de sangue foi acompanhado por uma intérprete da família Borralho. Depois de doar, ele garantiu uma muda de graviola. “Doar sangue é extremamente importante para saúde das pessoas que precisam e também a arborização para ajudar ter um ar mais fresco e contribuir também com a saúde das pessoas, já que o calor prejudica nossa saúde”, avaliou.
 
As pessoas interessadas em doar sangue e ganhar uma planta podem ir ao Hemocentro a partir das 7h30 até às 18h, desta sexta-feira (05 de abril). O MT-Hemocentro está localizado na Rua 13 Junho, nº 1055, Centro Sul.
 
Em caso de dúvidas quanto à doação de sangue, entre em contato com o MT Hemocentro por meio do telefone (65) 3623-0044.
 
Quem pode doar?
O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 kg, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável. Os candidatos precisam ter idades entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e nunca devem doar sangue em jejum.
 
Homens podem fazer até quatro doações anuais, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um intervalo de três meses.
 
Em cada coleta, é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas após a doação, descanso e evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto colorida, na horizontal em que a engenheira do Juvam entrega uma muda para a doadora de sangue, e ao lado a coordenadora da campanha do Hemocentro, com o brinde da doadora em mãos. Imagem 2: foto colorida da coordenadora da campanha do Hemocentro concedendo entrevista à TVJUS. Imagem 3- o servidor público, doador com deficiência auditiva conversa em libras com a equipe da TVJUS, enquanto aguarda para fazer sua doação.
 
Eli Cristina Azevedo
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *