Poder Judiciário de Mato Grosso

O projeto Nosso Judiciário visitou a Escola Estadual Professora Adalgisa Gomes De Barros em Várzea Grande. A palestra foi conduzida por Neif Feguri, servidor do TJMT, que ilustrou o funcionamento dos Juizados Especiais, da Defensoria Pública e as atribuições de juízes e desembargadores, com exemplos do dia a dia. Assuntos mais presentes no cotidiano dos alunos, como crimes cibernéticos e bullying, também foram falados. Os alunos puderam aprender mais sobre o funcionamento da justiça em Mato Grosso e receberam uma cartilha ilustrada que resume as informações de forma simples e acessível. 
 
 A aluna Clara Luz Caetano Rodrigues, presidente do grêmio estudantil e estudante do 3º ano, ressaltou a importância do Judiciário instigar o censo crítico nos alunos, “Foi importante demais ter essa palestra hoje”. Ela conta que o que mais chamou a atenção foram os crimes cibernéticos, “vou prestar mais atenção com coisas relacionadas à internet”. 
 
“Muitos não conhecem sobre as leis, então é importante para ficarmos cientes do que podemos ou não fazer”, disse Eduardo Henrique de Araújo Martins, aluno do 1º ano do ensino médio. Eduardo revelou que o que mais chamou a atenção na palestra foi a questão do bullying, “não sabia que o bullying era crime, descobri hoje, achei interessante porque é algo que ninguém gosta de passar e já estava na hora de se tomar uma atitude sobre”. 
 
“É muito importante essas informações serem conversadas com os alunos por um membro do Judiciário”, ressaltou Priscila Silva, Assistente Social da escola. Para Priscila, a unidade escolar precisa ser um ambiente acolhedor que mantenha o respeito e a empatia. Trazer esses ensinamentos ajuda os alunos a terem perspectiva de futuro e sonharem com uma carreira na magistratura. 
 
Nosso Judiciário – Desde 2015, o Projeto Nosso Judiciário faz visitações em escolas públicas e privadas de Cuiabá e Várzea Grande, com realização de palestras que mostram quais são os benefícios e obrigações de um cidadão. O programa também recepciona acadêmicos de faculdades, a maioria do curso de Direito (em visitas guiadas), que têm a oportunidade de conhecer as instalações do TJMT, além de assistirem sessões de julgamentos e são recepcionados por magistrados no Espaço Memória onde podem bater um papo sobre a profissão, sobre a magistratura e outras curiosidades do funcionamento da Justiça. 
 
Representantes de estabelecimentos de ensino, público ou privado, podem solicitar a palestra. Para isso é preciso entrar em contato pelos números (65) 3617-3032/3516.
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1 – foto colorida. Alunos sentados em uma arquibancada enquanto seguram as cartilhas ilustradas do projeto nosso judiciário. Eles vestem o uniforme da rede estadual, camisas ou casacos azuis. Foto 2 – foto colorida. Neif Feguri fala aos alunos, eles leem as cartilhas e conversam entre si. Neif veste camisa social branca e calça social cinza, ele segura um microfone. Os alunos estão sentados em uma arquibancada verde no ginásio da escola e vestem o uniforme da rede estadual, camisas ou casacos azuis.


Anna Giullia Nunes Magro (estagiária) 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *