terça-feira, 10 de dezembro de 2024
Cuiabanômetro
por CLÊNIA

Prazo de pesquisa sobre ensino às pessoas com deficiência é prorrogado

Foi prorrogado para o dia 30 de setembro o prazo da pesquisa estadual para avaliação do atendimento, acolhimento e ensino às pessoas com deficiência nas redes públicas e privadas. A realização do diagnóstico faz parte do projeto estratégico do MPMT “Abraçando as Diferenças”.

Segundo o procurador de Justiça José Antônio Borges Pereira, titular da Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico, os dados são confidenciais e servirão de subsídios para mensuração e definição de metas para melhorar a qualidade do atendimento educacional especializado no estado. Acesse aqui.

Entre os aspectos que serão avaliados estão o acolhimento dos estudantes com deficiência, a qualidade dos professores em sala de aula, serviços e profissionais disponibilizados, profissionais de apoio e recursos multifuncionais. Além do diagnóstico, o projeto prevê ações voltadas à articulação, capacitação e sensibilização.

“Terminada a fase do diagnóstico, o projeto sugere a articulação entre o MP e a sociedade civil para elaboração do plano de capacitação e das políticas estadual e municipais de educação inclusiva, com fomento à destinação de recurso orçamentário específico”, explicou o procurador de Justiça.

O projeto estabelece ainda ações para fomento à formação e capacitação permanente dos profissionais da educação inclusiva das redes estadual, municipal e privada, além da sensibilização contínua da comunidade escolar.

Fonte: Ministério Público MT – MT

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