Programa Super Star_gio de capacitação dos estagiários de Direito encerra atividades de 2023

O programa Super Star_gio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), atuante no processo de ensino teórico e prático dos estagiários de Direito encerrou, nesta quinta-feira (14 dezembro), as atividades da temporada 2023, com uma programação especial para os 45 integrantes que participaram de gincana de conhecimento e receberam medalhas e troféu. 
 
No programa, desenvolvido pela Coordenadoria Judiciária, o estudante de Direito finaliza o estágio de dois anos conhecendo as atividades dos 19 departamentos da área jurídica e acompanham todas as fases dos processos que tramitam no Judiciário mato-grossense, a atuação dos desembargadores e advogados nas sessões de julgamento. Além disso, para os estagiários que obtiverem 80% de participação no programa, terão a oportunidade de aprender a minutar ementas, relatório e votos. Além disso, participam de reuniões semanais de capacitação, com duração de uma hora, e acompanham de forma presencial e/ou por videoconferência sessões de julgamento cíveis e criminais com foco nas sustentações orais, como observação das melhores técnicas em oralidade.
 
Na programação, a coordenadora judiciária, Rose Pincerato, junto com a assessora Luisa Maria, apresentaram aos estagiários os diversos perfis profissionais (pessoas que fazem coisas rápidas sem pensar muito, outros que executam suas atividades com calma e pensam bastante antes de qualquer decisão, os super criativos e outros tipos). Todos com base nos animais, como: tubarão, gato, águia e lobo, associados à performance humana durante sua atuação no cotidiano.
 
Para promover mais interação foi realizada uma dinâmica entre os estagiários para testar o conhecimento, o Super_Star Game. Os participantes foram divididos em duas equipes: Ursa Maior e Andrômeda. Um representante de cada equipe subiu ao palco para responder um total de 20 perguntas sobre variados assuntos do mundo jurídico relacionados ao TJMT e vivenciadas pelos acadêmicos durante a atuação diária. Nesta dinâmica, com (7) acertos, ganhou a equipe Andrômeda que levou medalha de ouro. A equipe Ursa Maior, com (2) acertos, ficou com a medalha de prata.  
 
A oferta dessas experiências de conhecimento aos futuros operadores do direito foi classificada como “muito positiva, superou as expectativas em termo de conhecimento, todos eles estão muito mais integrados ao trabalho de cada departamento, são diferentes áreas que oferece uma visão ampla do que é Poder Judiciário”, destacou a coordenadora do projeto Rose Pincerato. 
 
No encerramento, a estagiária Jennifer Estefany recebeu o certificado de reconhecimento por assiduidade, ela compareceu aos 21 encontros do Super Star_gio. Na categoria destaque do ano 2023, ganhou a estagiária Isadora Sampaio, que recebeu um troféu de premiação. Ela foi a “acumuladora de canecas mais assídua” do programa. 
 
“Agora a gente troca mais experiências com os estagiários de outros setores, conhecemos mais a estrutura do Poder Judiciário. Toda essa experiência que vivemos aqui não existe dentro da Universidade, lá outra realidade, temos mais matérias teóricas. Aqui estamos conhecendo mais sobre os principais setores do TJMT e conseguimos anexar, fazer uma ligação do conhecimento junto com essa prática do judiciário, tudo isso oportunizado pelo Super Star_gio”, declarou a estagiária Isadora. 
  
O encerramento do encontro foi marcado por um bate-papo sobre parte da história profissional dos quase 30 anos de carreira da diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula. Ela compartilhou e relembrou alguns importantes momentos da sua trajetória e a evolução do sistema de justiça. 
 
“Área judiciária foi onde eu comecei a minha vida aqui no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no dia 13 de março de 1995. Ano que vem, vou completar 29 anos de carreira, foi muito aprendizado… Olhando no rostinho de cada um de vocês passa um filme na minha cabeça, eu comecei assim, quando cheguei aqui no Tribunal eu estava no primeiro ano de faculdade, era tudo muito grandioso. Tenha certeza que vocês estão construindo uma bela trajetória. Este conhecimento nos leva a conquistar os nossos objetivos, eu sempre acreditei que o conhecimento é o maior patrimônio que podemos ter, pois ninguém pode tirar da gente. Desejo que cada um tenha uma jornada brilhante, uma caminhada de sucesso e que todo aprendizado obtido aqui sirva de base para o caminho que vocês vão trilhar. Parabéns aos envolvidos neste projeto”, finalizou a diretora-geral.  
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Mostra o grupo de 45 estagiários e gestores do Tribunal de Justiça. Eles estão no palco, em pé, posando para foto oficial. Segunda imagem: Mostra a coordenadora judiciária, Rose Pincerato, junto com a assessora Luisa Maria. Elas estão em pé no palco realizando uma apresentação. Rose é uma mulher alta, branca, cabelos loiros, usa camisa branca e calça vermelha. Maria Luiza é uma mulher branca, de altura baixa, cabelos pretos, pele branca, usa óculos e está vestida de calça jeans azul, camisa vermelha e blazer branco. Terceira imagem: Mostra a coordenadora judiciária, Rose Pincerato, a estagiária Isadora Sampaio e a diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula. A Isadora é uma jovem de baixa, de cabelos longos pretos. Ela está usando calça e blusa preta, segurando um troféu nas mãos. A diretora-geral do TJMT, Euzeni Paiva de Paula, é uma mulher branca, de cabelos loiros, que está usando um vestido azul, realizando a entrega do troféu.
 
Carlos Celestino / Fotos: Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Almanaque

Almanaque

O Almanaque Cuyabá é um verdadeiro armazém da memória cuiabana, capaz de promover uma viagem pela história em temas como música, artes, literatura, dramaturgia, fatos inusitados e curiosidades de Mato Grosso. Marcam presença as personalidades que moldaram a cara da cultura local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *